Aluna da rede estadual é a única piauiense na Feira Brasileira de Ciências

O projeto da estudante Giovanna Estevam da Silva também foi selecionado para Feira Mineira de Iniciação Científica e a 7ª Exposição de Ciência, Engenharia, Tecnologia e Inovação

Giovanna Estevam | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o olhar analítico para a sociedade e as relações de poder durante o período de 2020/2021, marcado pela Covid-19, a estudante Giovanna Estevam da Silva conseguiu ser a única representante piauiense com projeto finalista na 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

A 20ª Febrace busca estimular o interesse em Ciências e Engenharia em jovens da educação básica. Participam estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino Fundamental, Médio ou Técnico, de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. A edição está sendo realizada por plataforma virtual, de 14 a 26 de março, com a apresentação de 497 projetos científicos desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todo o Brasil.

Feira Brasileira de Ciências tem projeto de piauiense 

De Campo Maior

Leia Mais

Giovana é estudante da 3ª série do ensino Médio na Unidade Escolar Patronato N.Sra. de Lourdes, localizada no município de Campo Maior, e desenvolveu a pesquisa intitulada “A percepção dos alunos do ensino Médio sobre poder disciplinar e biopoder na pandemia da Covid-19”. No projeto, ela analisa o entendimento dos estudantes sobre as ações quanto ao poder disciplinar e biopoder, assuntos discutidos em sala de aula, para mais compreensões quanto a estratégias para combater a pandemia da Covid-19.

Estudante Giovanna Estevam

“O projeto iniciou no ensino remoto quando a professora Rosiana Ibiapina ministrava aula sobre os conceitos de biopoder e poder disciplinar. No primeiro momento, fomos desafiados a desenvolver um trabalho sobre os temas estudados e quando surgiu a oportunidade de participar da feira científica, nós aperfeiçoamos e acrescentamos mais itens ao projeto, principalmente, os relacionados com o contexto pandêmico atual”, explicou a estudante.

Feira Brasileira de Ciências 

Projeto apresentado na USP

Na metodologia de cunho qualitativa, a estudante realizou levantamento bibliográfico e aplicação de um questionário on-line com quinze estudantes matriculados no ensino Médio na unidade escolar na qual estuda. As perguntas buscavam entender a percepção dos colegas a respeito dos conceitos estudados sobre as ações práticas desempenhadas no contexto social em tempo de pandemia.

Única piauiense com projeto aprovado na Febrace, Giovana comemorou o resultado. “Quando vi que passei para a final foi um misto de sentimentos; realização e gratidão, principalmente. Fiquei muito feliz porque teria a chance de visitar e apresentar o projeto na USP, a renomada Universidade de São Paulo. Sempre foi um sonho estudar lá, principalmente, quando eu morava em São Paulo. Infelizmente por conta da pandemia não foi possível, mas mesmo assim os sentimentos são os melhores por ter a chance de participar”, comentou.

O projeto finalista foi desenvolvido sob orientação dos professores Rosiana Ibiapina e Silvana Orsano dos Santos, concorrendo na categoria de ciências humanas na área da sociologia.

Incentivo à pesquisa no Ensino Médio

A professora e orientadora Rosiana Ibiapina destacou que o trabalho de incentivo à pesquisa científica ainda no ensino básico está na sua prática cotidiana em sala de aula. Com o grupo de pesquisa, as estudantes trabalharam a oratória; a fundamentação teórica; de pesquisas bibliográficas; para que se apropriem do método científico.

“A proposta de se trabalhar com projetos de pesquisa científica no ensino Médio vem de um perfil profissional que eu tenho como professora e pesquisadora. Buscamos aproximar os alunos da realidade por meio da problematização e para eles compreenderem o contexto em que vivem, assim, introduzi a importância de se trabalhar o ensino por meio da pesquisa, desenvolver a aprendizagem no contexto pandêmico e a pensar além da sala de aula”, pontuou Rosiana.

O projeto também foi selecionado para outras feiras de conhecimento, como a Feira Mineira de Iniciação Científica, em novembro de 2022; e a 7ª Exposição de Ciência, Engenharia, Tecnologia e Inovação, em junho de 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES