Aluna denuncia caso de transfobia na Universidade Federal do Piauí

O relato foi compartilhado pelo perfil “Coletivosuelirodrigues” nas redes sociais e vem gerando revolta em parte da comunidade acadêmica.

Aluna denuncia caso de transfobia na Universidade Federal do Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma aluna do curso de Design de Moda da Universidade Federal do Piauí (UFPI) denuncia ter sido vítima de transfobia por parte de uma colega de curso. O relato foi compartilhado pelo perfil "Coletivosuelirodrigues" nas redes sociais e vem gerando revolta em parte da comunidade acadêmica.

De acordo com a publicação, a jovem, identificada como Adda Ygia, teria sofrido um ataque transfôbico ao pedir ajustes em um modelo de roupa solicitado para a colega de curso, identificada como Fanny Duarte. 

Aluna denuncia caso de transfobia na Universidade Federal do Piauí- Foto: Reprodução/Instagram

Em um print compartilhado na denúncia, Fanny diz que só atende "mulheres que nasceram mulheres, que não precisam de bojo, ou qualquer aspiração". Ao ser confrontada pela fala de cunho preconceituoso, a jovem se justifica alegando que "só não soube se expressar".

Na mesma conversa, realizada em grupo do curso, a estudante também afirma que vai se especializar em um público X, após ser questionada sobre a atitude pelos demais alunos do curso. Depois, disse que também não produz peças plus, se referindo ao segmento Plus Size. Novamente os alunos apontaram a fala como preconceituosa, desta vez de cunho gordofóbico.

Além do perfil do coletivo, alunos prestaram solidariedade e repudiaram a fala. "Eu não sei o que ela faz na moda, ela é completamente ao contrário de tudo que a gente defende", disse uma aluna. "Alguém tira essa transfóbica do grupo, por favor", pediu outra.

Aluna denuncia caso de transfobia na Universidade Federal do Piauí

MeioNorte.com buscou contato com a estudante acusada, mas ela não quis se pronunciar publicamente. A UFPI também foi procurada, mas ainda não respondeu sobre o caso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES