Alunos contam história de Niède Guidon em HQ

A ideia surgiu do desafio de estudar e debater com os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio sobre as lutas da arqueóloga franco-brasileira pela preservação do patrimônio arqueológico na Serra da Capivara

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alunos de uma escola particular de Oeiras, Sul do Piauí, contam a história da arqueóloga Niède Guidon em história em quadrinhos para lá de interessante, que não faria vergonha nenhuma a Martin Goodman, criador da Marvel, ou aos brasileiros Ziraldo e Maurício de Souza. A produção surgiu da aula de Literatura do professor Vivaldo Ferreira Simão.

A ideia surgiu do desafio de estudar e debater com os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio sobre as lutas da arqueóloga franco-brasileira pela preservação do patrimônio arqueológico existente na região de São Raimundo Nonato, onde se encontram vestígios da origem do homem americano.

“Em nossos estudos, conhecemos também o lado ambientalista da Niède e seu engajamento com questões sociais. Após os estudos, percebemos que a Niède é uma espécie de heroína contemporânea, que luta contra muitos ‘inimigos’: a falta de apoio e de conscientização sobre a importância de preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental, a resistência na aceitação da sua teoria da origem do homem americano, embora as evidências sejam tantas, dentre outros”, revela Vivaldo.

A prova da matéria ficou superdivertida. “Propus, como trabalho de avaliação de aprendizagem, que criassem uma história em quadrinhos, já que é um gênero bastante conhecido de todos eles, com os elementos típicos. Os heróis, Niède e a equipe Arkeo-logos, e vilões, o cientista maluco americano Doctor Robert Bering, o monstro Cabeça Dura, o caçador Raimundo Mataonça e o político Fernando Malacheia. Além de objetos mágicos, como o colar da capivara, superpoderes, etc.”, acrescenta o professor.

O produto final superou as expectativas do professor e sua equipe. “Primeiro, eles criaram os personagens e a partir deles elaboraram, coletivamente, os diálogos e ações do roteiro. Eu mediei a criação do roteiro. Fomos debatendo o que manter ou retirar da história, até chegarmos ao roteiro final. Depois disso, foi a vez que ilustrar”, lembra Vivaldo Simão.

Os alunos puderam mostrar que são talentosos. “Eu já conhecia o talento de alguns alunos para o desenho. Raul Silvestre já produzia tirinhas e alguns desenhos e pinturas. Emíllya Fernanda também desenha e pinta bastante. Outros, como Lucas Ariel, Kelson Jr e Luís Gabriel, eram talentos que eu não conhecia, mas os próprios colegas os indicaram, por já conhecerem seus desenhos”, enumera o professor de Literatura.

Retranca// Turma busca financiamento para lançar revista

Ao todo, participaram 26 alunos do 9º ano do Fundamental e 1º ano do Médio. A base do roteiro foi produzida por 11 alunos e os desenhos por 4 deles, mas todos os outros colaboraram, opinando sobre o texto.

Agora a turma parte para financiar o lançamento da revista. “Após produzirmos a revista, pensei: o trabalho não pode parar aí. Então apareceu a oportunidade de reaproveitá-lo através de uma proposta do Sebrae de promover o empreendedorismo entre alunos da educação básica, através dos projetos JEPP e Despertar. Reuni os mesmos alunos e propus que eles conseguissem fundos para que publicassem a revista e organizassem o evento de lançamento. Eles criaram, então, a Capivara Marketing & Publicidade. Como sou cantor, ofereci a eles um show, sem cobrar cachê, para que eles vendam mesas e levantem fundos, mas propus que eles buscassem outros meios. Eles estão fazendo rifas e uma campanha de crowdfunding, uma espécie de vaquinha virtual. A missão da empresa é conseguir arrecadar 5.300 reais para cobrir os custos envolvidos com a publicação da revistinha, que vão desde o registro do ISBN até a tiragem de exemplares e também os gastos com a produção do evento de lançamento, programado para o dia 28 de setembro”, finaliza. (L.A.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES