Alunos da Faculdade Aliança aprendem a tratar resíduos da saúde

O objetivo é preservar a saúde e o meio ambiente, garantindo a sustentabilidade

Alunos da Faculdade Aliança | Assessoria de Comunicação da Faculdade Aliança
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 05 de junho, os alunos dos Cursos de Biomedicina e Enfermagem da Faculdade Aliança realizaram uma visita técnica à empresa especializada em tratamento de resíduos de saúde em Teresina, a Sterlix Ambiental. Durante o passeio pelas instalações da empresa, os estudantes obtiveram conhecimentos sobre o correto descarte de resíduos de saúde e o melhor destino e tratamento para eles, que se não forem tratados, podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente. Acompanharam os alunos, a coordenadora do Curso de Biomedicina, Regilda Fernandes, e o prefessor do Curso de Enfermagem Francisco Formiga.

O sócio diretor da Sterlix Teresina, Felipe Melo, conduziu os alunos durante a visita e abordou temas explicando para os estudantes as questões legais, o gerenciamento e tratamento do lixo hospitalar,as responsabilidades dos serviços gerados e os seus públicos, além da importância do assunto para os alunos da área da Saúde. ?É muito importante que tanto o poder público como o setor privado se conscientizem da necessidade de um tratamento adequado de resíduos da saúde. A sua má coleta, transporte, tratamento e destinação podem trazer problemas aos municípios, não só em relação à saúde pública, mas também, às questões ambientais?, alertou o diretor da Sterlix Ambiental, Felipe Melo.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) têm assumido o papel de orientar, definir regras e regular as condutas dos diferentes agentes no que se refere à geração e ao manejo dos resíduos de saúde. O objetivo é preservar a saúde e o meio ambiente, garantindo a sustentabilidade. Desde o início da década de 90, esses órgãos vêm empregando esforços no sentido da correta gestão, gerenciamento e responsabilização dos geradores de resíduos da saúde.

Os alunos da Faculdade Aliança foram informados sobre esses temas e que, em relação às obrigações dos geradores de resíduos de saúde, como hospitais e clínicas, a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos - homologada em 2010, através da Lei Federal 12.305 - é bem enfática quanto à responsabilidade dos mesmos em relação à destinação correta do lixo que produzem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES