Alunos da UnB discutem ocupação de prédio da reitoria

Eles têm até 15h para apresentarem o que for decidido à Polícia Federal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ap?s quatro dias de manifesta??o a reitoria da Universidade de Bras?lia (UnB) permanece ocupada por alunos que pedem o afastamento do reitor Timothy Mulholand. Cerca de 800 estudantes participam neste momento de uma assembl?ia para discutir a mobiliza??o. Eles t?m at? 15h para apresentarem o que for decidido ? Pol?cia Federal.

No final da manh? desta segunda-feira (07), os l?deres do movimento ? inclusive alguns que estavam acampados no gabinete da reitoria - foram pegos de surpresa ao serem convocados para uma reuni?o com o reitor e membros do Conselho Universit?rio (Consuni). O objetivo era discutir a ocupa??o. O encontro durou aproximadamente duas horas e nenhuma das partes envolvidas chegou a um acordo.

Poucos estiveram presentes na reuni?o. O baixo quorum do Consuni explica-se pelo fato de o encontro ter sido marcado em cima da hora ? n?o com as 48 horas de anteced?ncia, como ? comum. Para o diretor do Diret?rio Central dos Estudantes (DCE), F?bio F?lix, a convoca??o n?o passou de uma tentativa de desestimular a assembl?ia. ?N?o vamos aceitar press?o pol?tica ou policial para que haja a desocupa??o da reitoria?, ressaltou o estudante. Ele contou que, na reuni?o, houve apenas um bate-boca entre o reitor, vice-reitor e seus representantes e os alunos.

Apesar da falta de acordo, a assessoria de comunica??o da UnB entregou ? imprensa, pouco depois do t?rmino do encontro, uma nota oficial que aparentava ter sido decidida em conjunto durante a reuni?o. No documento, assinado pelo reitor ?s 10h30, a universidade se compromete a cumprir uma s?rie de reivindica?es dos alunos caso a desocupa??o fosse imediata. Entre os itens em quest?o estavam a reforma do atual e a constru??o do novo pr?dio da Casa do Estudante Universit?rio (CEU), al?m da contrata??o de 920 professores e 650 servidores por concurso p?blico. No entanto, n?o h? men??o sobre a sa?da de Thimoty da reitoria.

Contudo, o diretor do DCE garante que as propostas n?o chegaram a ser feitas no encontro. Ele afirmou ter tomado ci?ncia do documento somente por meio da imprensa. Sobre a desocupa??o, F?bio F?lix ? incisivo: ?A n?o ser que haja alguma decis?o contr?ria na assembl?ia, s? vamos sair daqui quando o Timothy sair do cargo?. Os cartazes e os gritos dos manifestantes confirmam a afirma??o do estudante.

Neste domingo, os l?deres do movimento se comprometeram a informar aos representantes da superintend?ncia da Pol?cia Federal at? as 15h desta segunda o resultado da assembl?ia. Somente ap?s este encontro ? que ser? discutido como se cumprir? a ordem judicial de reintegra??o de posse do pr?dio. Na ?ltima sexta-feira, a ju?za substituta da 17? Vara do Distrito Federal, Cristiane Pederzolli, determinou a desocupa??o da reitoria e estipulou multa de R$ 5 mil por hora de desobedi?ncia aos manifestantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES