Alunos do IFPI são finalistas de Prêmio nacional

Na segunda-feira (30 de setembro) três vencedores nacionais serão anunciados e a equipe melhor classificada será convidada a apresentar o projeto na Etapa regional

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto "Ben Hero: incluindo e reabilitando de forma lúdica!", desenvolvido por alunos do 3° Ano do Ensino Médio Técnico de Eletrônica do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Teresina Central, é um dos dez finalistas da 6ª edição do Prêmio “Respostas para o Amanhã”, da Samsung. A iniciativa fomenta diálogos e reconhece projetos sobre as interfaces de experiências exitosas relativas à investigação científica e tecnológica por estudantes do Ensino Médio da rede pública, com a orientação de seus professores, para propor soluções a problemas de suas comunidades. Até o domingo, 29 de setembro, ocorre a votação pelo Júri Popular no site do prêmio. Vote na equipe piauiense e ajude a vislumbrar os talentos de nossos alunos.

Da votação, serão escolhidos três, dentre os dez projetos finalistas, para premiação nesta categoria. Apesar da disputa ser acirrada, é preciso votar na equipe. O projeto piauiense é um dos dez na disputa, dentre 919 inscritos de todo o Brasil.  

Logomarca do Ben Hero. /Reprodução.

Conforme o entusiasta do projeto,  professor e engenheiro eletrônico com mestrado em Biotecnologia do IFPI, Marcelino Almeida, o "Ben Hero"  é um sistema de reabilitação gameficado que beneficia o processo de adaptação de membros de amputados. 

"A ideia surgiu do pedido de uma família que tinha uma criança que nasceu sem braço e poucos fisioterapeutas trabalham com esse problema específico, então se a pessoa não exercitar essa parte do órgão, ela pode atrofiar, e dessa maneira criamos um sistema e o circuito operacional que fica dentro do braço, que consegue coletar pulsos elétricos. Além de abrir e fechar a mão, as informações do braço vão para um App no celular. No aparelho tem a tela de um jogo para criança,    que com a interação da criança com o jogo faz com que ela abra e feche a mão, ou seja, acione o músculo, fazendo com que ele tenha o reforço positivo incentivado pelo game", caracteriza o docente.

Outra função do projeto vem dos sensoriamento, onde todos os dados são coletados e aparecem em forma de relatório, isso ajuda o profissional de saúde com estratégias para validar o progresso do paciente amputado. "No dia que o paciente retornar para consulta, o médico vai saber na tela do aplicativo todo o direcionamento que aquela criança fez quando estava ausente. Esse é um processo de gameficação com a área médica e de inclusão social", completa Marcelino Almeida. 

O prêmio,  segundo o professor, enfatiza a abordagem STEM, que mescla Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, propiciando soluções inovadoras para problemas reais, além de incentivar o interesse dos discentes nessas áreas, acarretando para sua formação profissional no futuro. "Isso mostra os resultados que o Piauí tem, o prêmio virá para o Instituto, mas antes de tudo vai vir para o Estado, e isso motiva nossos jovens e acho muito válido", suscitou. 

 Cada uma das escolas dos projetos finalistas já foi contemplada com uma TV Samsung 55' e um notebook da marca. Agora vale o páreo para o prêmio final. Para isso, é importante o voto para ajudar nossos alunos, através do site respostasparaoamanha.com.br.

 Etapa Final

 Na segunda-feira (30 de setembro) três vencedores nacionais serão anunciados e a equipe melhor classificada será convidada a apresentar o projeto na Etapa regional, na sede da Samsung, em São Paulo, junto com os vencedores dos demais países da América Latina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES