Alunos do Instituto Federal do Piauí ganham destaque com criação de protótipo de veículo

É uma mágica que se difunde entre os estudantes e possibilita a inserção na rotina produtiva.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Despontando como um celeiro de conhecimentos, o projeto BAJA é pioneiro no Piauí; com o objetivo de aliar a teoria à prática, os alunos do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal (IFPI) desenvolvem o protótipo de um veículo off-road (fora de estrada) ano após ano, participando de todas as etapas; testando e aprimorando cada detalhe, visando uma melhor preparação para o mercado de trabalho. É uma mágica que se difunde entre os estudantes e possibilita a inserção na rotina produtiva.

Criada em 2009, a ação se desenrola como uma das mais promissoras do ramo no Estado e possibilita o intercâmbio de informações entre todas as unidades federativas e até mesmo outros países do mundo. “Esse projeto existe em todo o planeta, é uma associação bastante reconhecida onde os próprios alunos trabalham na criação”, comenta a estudante Thalyta Coelho.
O resultado da dedicação é amplificado em duas competições promovidas pela fundação que coordena o programa no Brasil, abrangendo uma etapa regional e outra nacional. “Também participamos de feiras tecnológicas”, comenta o integrante André Vieira. Dentre estas inserções, está a PiauíTec, na qual os alunos apresentaram o trabalho desenvolvido nos últimos meses, pensando nos desafios a serem disputados em 2015.

Atualmente o foco está na confecção do quarto veículo do projeto, o Antares, o planejamento de modo acelerado, já que em março do próximo ano ocorrerá mais uma competição. “No geral, eles têm doze meses para construir um novo protótipo, ou seja, o tempo de uma disputa para a outra”, conta o professor Francisco Fernandes. Contudo, nem sempre essa é uma tarefa simples, tendo em vista o período em que os participantes se encontram. “Não dominamos ainda todas as disciplinas, então sempre combinamos de estudar por fora determinado assunto, há uma divisão de temas, depois nos reunimos e repassamos o que aprendemos. É uma troca de aprendizados”, vislumbra Thalyta Coelho.

O apoio dos docentes também é primordial no desenvolvimento do veículo. “O grupo tem um professor coordenador, que inclusive é ex-aluno do curso, desse modo ele também possui a experiência necessária para nos transmitir”, comenta o aluno Lucas Costa. A função extra-classe exige o esforço diário dos estudantes, que muitas vezes sacrificam momentos de lazer para produzir. “Pode procurar que nos horários vagos nós estamos aqui”, garante Coelho.

A carga de aulas do curso é um empecilho para que a equipe tenha mais participantes, pois alguns acabam sacrificando a experiência para se dedicar às disciplinas regulares. Apesar disso, a união é uma fortaleza. “No geral, nosso grupo permanece trabalhando há muito tempo”, comenta Fernandes. A cumplicidade faz com que vários desafios impostos sejam ultrapassados, afinal, para a maioria, é uma chance infindável de transformar o sonho em realidade.

Seleção dos participantes é minuciosa

Adotando papéis hierárquicos, o projeto BAJA funciona como uma empresa, dotado de coordenação e diversas gerências. “No início passa uma lista onde cada um coloca a área que mais tem afinidade”, comenta o integrante Anderson Nunes. Sob esta perspectiva, a seleção dos participantes se faz minuciosamente. “O curso é novo, mas percebendo a experiência da própria instituição, vemos que a forma de seleção vai continuar exigindo cada vez mais”, diz o professor Francisco Fernandes.

A iniciativa compartilha espaço com outras experiências no curso, apesar disso busca por uma vaga no time é acirrada. “Aqui aprendemos a trabalhar em equipe”, visiona a estudante Thalyta Coelho. A ansiedade por melhores resultados também demanda a cobrança. “À medida que aprendemos juntos, também vamos percebendo o que dá para melhorar e assim existe essa análise”, afirma. (F.T.)



Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES