Alunos do programa Cidade Olímpica da Rede Municipal lançam livros

A coletânea “Deâmbulo Poético” reúne poemas, cartas e memórias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alunos do curso de língua Portuguesa do Programa Cidade Olímpica Educacional da Rede Municipal de Ensino, lançaram hoje, (27), dois livros. “Deâmbulo Poético” é uma coletânea de textos da turma de 2014 confeccionados durante as oficinas de preparação para as Olimpíadas de Língua Portuguesa e “Olho da Poesia”, que  são poemas do aluno Francisco Anderson escritos ao longo de alguns anos e agora reunidos num trabalho de releitura poética também durante as oficinas do programa.

O evento aconteceu no Centro de Formação Odilon Nunes, com a presença do secretário Municipal de Educação, Kleber Montezuma, do prefeito de Teresina Firmino Filho, do deputado Firmino Paulo, do vereador Caio Bucar,  do superintendente da SDU Sul Cleto Baratta, além de participantes do programa, pais e convidados.

A coletânea “Deâmbulo Poético” reúne poemas, cartas, memórias literárias e crônicas produzidas pelos alunos usando as técnicas de escrita e reescrita de textos, com especial atenção ao olhar poético sobre o cotidiano.

“Com esse lançamento estamos mostrando o valor da escola pública, mostrando que temos professores dedicados e alunos talentosos e com altas habilidades, que participam a nível nacional de competições e têm se destacado”, afirmou Kleber Montezuma. “Estamos aqui para celebrar o talento desses alunos e mostrar que temos um prefeito que investe na educação pública de nosso município”, finalizou o secretário.

Os poemas de Francisco Anderson foram confeccionados ao longo de sua vida e constituem o seu segundo livro “Olho da Poesia”. O primeiro fora uma publicação organizada pela Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, onde estudava. O livro conta historias de sua família e personagens que fazem parte de seu cotidiano, onde o aluno demonstra o prazer que ele sente ao brincar com a linguagem.

O prefeito Firmino Filho parabenizou os alunos e reforçou o comprometimento da gestão com a educação. “A cidade só cresce quando a gestão é comprometida com o saber, e esse é um legado importante”, afirmou o prefeito, “Estou trabalhando para que Teresina avance cada vez mais na qualidade do ensino público municipal, para que ela esteja sempre se destacando”, pontua Firmino Filho.

“O lançamento desses livros representa para nós do Programa Cidade Olímpica Educacional a concretização de um compromisso que temos com os sonhos desses alunos. Quando convidamos autores de renome nacional e local, para compartilharem conosco suas experiências no mundo da escrita, na verdade estamos plantando em nossos alunos o desejo de se tornarem escritores. Acreditamos que é tão imprescindível ensinar a construir sonhos quanto lhes mostrar o caminho de torná-los realidade”, pontua Valdete Silva, coordenadora do programa Cidade Olímpica Educacional.

Com 17 anos, Maria Laisa Silva Leão é uma das alunas que teve seu texto publicado no livro. “Fazer parte de um livro é maravilhoso, agradeço a oportunidade e o incentivo dos professores, em particular, ao professor Marcio Melo, que me inspirou a escrever. Ele me motivou muito, e futuramente quero continuar escrevendo paralelo a profissão que desejo seguir”, comemorou a jovem.

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), o programa Cidade Olímpica vem se tornando cada vez mais importante na educação de centenas de crianças que possuem desempenho escolar acima da média e são destaques em olimpíadas de conhecimentos.

O Programa oferece aulas de aprofundamento nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa, e Astronomia, dando oportunidade para o aluno aprimorar seu potencial em áreas específicas, favorecendo também a competição dos alunos da rede pública de Teresina em nível nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES