Alunos enfrentam preconceito e incluem casais LGBT em quadrilha

Pais de alunos envolvidos foram praticamente unânimes na aprovação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os jovens dessa geração, os primeiros nascidos já na era digital e com possibilidade de busca de informação na palma da mão, não são os mesmos alunos que nós fomos um dia e estão bem longe de serem os alunos que nossos pais foram.  Mas, independente do modelo de educação estar passando por várias transformações, o que me deixa extremamente otimista é que estes adolescentes têm questionado muitas das coisas que antes eram impostas sem chance de diálog.

Uma iniciativa que estudantes do terceiro ano de uma escola em São Carlos, interior de São Paulo, tiveram para deixar a tradicional festa junina mais inclusiva, juntando à celebração casais de gays, lésbicas e até seguidores do poliamor. Em um vídeo, os alunos contam que já vinham tentando fazer a quadrilha inclusiva há quatro anos, mas sempre tiveram “burocracias” que acabavam impedindo de acontecer.

Eles então perceberam que a homofobia estava mais presente na escola do que eles imaginavam, e resolveram se manifestar e mostrar a indignação diante deste contexto, fazendo cartazes apoiando a causa LGBT.

Foi aí que decidiram recolher assinaturas de pessoas que apoiavam a festa junina inclusiva, e ficaram bastante felizes com o resultado. Uma das alunas disse: “Eu sou heterossexual, e não vejo qual justificativa de uma pessoa que é homossexual, bissexual, não estar representada se isto não vai me afetar em nada, não vai tirar minha participação, nem nada disso”. Uma outra estudante completou: “Somos jovens, a gente tem o poder de fazer mudança na sociedade“.

Além dos colegas de classe, eles também tiveram que convencer os professores e a direção da escola a respeito da ideia. Os pais dos alunos envolvidos foram praticamente unânimes na aprovação, mas eles tiveram que ouvir de alguns outros pais que “as crianças não estariam preparadas para ver isso” ou que os idosos também não estariam preparados pra ver. Confesso que quando ouço isso só lembro desse vídeo da reação de uma criança ao conhecer um casal gay.

Mas eles deixaram muito claro a todo momento que a finalidade não foi provocar nem chocar ninguém, mas sim distribuir a igualdade e trazer à tona uma discussão tão essencial nos dias de hoje. Confira abaixo o vídeo da reportagem completa e inspire-se:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES