Alunos entram com ação contra reitor da UNB

Alunos entram com ação contra reitor da UNB

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A dire??o do Diret?rio Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimar?es, que representa os alunos da Universidade de Bras?lia (UnB), deve entregar na pr?xima quarta-feira uma representa??o ao Minist?rio P?blico Federal (MPF) solicitando uma investiga??o sobre os recursos utilizados pela universidade na decora??o do apartamento funcional do reitor da institui??o, Timothy Mulholland, e sobre a participa??o dele na delibera??o dos gastos. Na representa??o, os alunos tamb?m ir?o pedir o afastamento do reitor durante as investiga?es.

?A gente n?o quer fazer pr?-julgamento, mas ? importante que ele se afaste, por isso n?s vamos fazer essa representa??o ao MPF, n?s vamos solicitar esse afastamento, at? porque todos os mecanismos de auditoria, de fiscaliza??o das contas da universidade passam pelo reitor?, afirmou em entrevista ? Ag?ncia Brasil o diretor-geral do DCE, F?bio F?lix, que qualificou os gastos no apartamento de imorais. Na entrega da representa??o, deve ser realizado um ato simb?lico em frente ? sede do MPF.

Al?m da investiga??o relativa aos gastos no apartamento funcional, os estudantes tamb?m querem que sejam apuradas as contas e a atua??o da Funda??o de Empreendimentos Cient?ficos e Tecnol?gicos (Finatec), funda??o de apoio ? pesquisa e ao desenvolvimento tecnol?gico ligada ? UnB, e do cart?o corporativo da universidade. Segundo F?lix, os valores do cart?o da UnB responderam por 36% do total de gastos de todas as universidades federais.

Os estudantes pretendem ainda redigir e assinar um manifesto expondo essas solicita?es que ser?o levadas ao MPF e questionando o papel das funda?es de apoio na universidade. O DCE convidou a Associa??o dos Docentes da Universidade de Bras?lia (Adunb) para tamb?m assinar o documento e participar da manifesta??o na pr?xima quarta-feira.

?A Adunb j? fez declara?es de que ? muito obscura a quest?o das verbas da Finatec e como ? a aloca??o de recursos na universidade. N?s chamamos a Adunb para junto conosco assinar esse manifesto na universidade, pela comunidade acad?mica?, disse F?bio F?lix. A dire??o da Adunb est? reunida na tarde de hoje para decidir como a associa??o vai atuar em rela??o ao caso.

A Associa??o de Moradores da Casa do Estudante Universit?rio (CEU) tamb?m foi convidada pelo DCE. De acordo com F?bio F?lix, os dados do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) apresentados no Conselho Universit?rio (Consuni), um dos conselhos superiores de administra??o da UnB, apontam que durante 2007 foram gastos menos de R$ 100 mil nas despesas da CEU. S? com a decora??o do apartamento do reitor, o Minist?rio P?blico do Distrito Federal e Territ?rios (MPDFT) estima que foram gastos quase R$ 500 mil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES