Alunos mobilizam comunidade no combate à Dengue

Alunos mobilizam comunidade no combate à Dengue

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante todo o dia de ontem (19), os alunos de 1? a 4? s?rie do Ensino Fundamental e dos programas Acelera e Se Liga, da Escola Municipal Bezerra de Meneses, localizada no bairro Acarape, zona Norte da cidade, realizam a culmin?ncia do projeto de combate ? Dengue.

Durante todo o dia, haver? apresenta?es art?sticas, exposi??o de trabalhos feitos pelos alunos e exibi??o de v?deo cedido pelo Centro de Controle de Zoonoses, que mostra o processo vital do mosquito Aedes Aegipty.

Professores e pedagogos da escola receberam treinamento da Funda??o Municipal de Sa?de ? FMS, e logo depois repassaram os conhecimentos para os alunos. O principal objetivo do projeto Escola Contra a Dengue ? conscientizar a comunidade sobre os danos que a doen?a pode causar. Hoje, os alunos apresentam tudo o que aprenderam sobre a doen?a, desde os sintomas ? preven??o.

O projeto tem a coordena??o da professora Maria do Ros?rio de F?tima Honorato, que pretende continuar com o projeto na escola, como parte do curr?culo escolar: ?A principal finalidade das apresenta?es ? fazer com que pais e comunidade se tornem agentes multiplicadores no combate ? Dengue?, acrescenta.

Segundo Vanessa da Silva Rodrigues, aluna da escola, a exposi??o ? muito importante. ?Aprendemos muito sobre a doen?a e podemos evit?-la em nossa casa e em toda comunidade. Sei que posso repassar o que aprendi para os meus amigos e vizinhos, assim, podemos acabar com a Dengue?, comenta.

Para a professora da 4? s?rie da escola, Socorro Pires Ferreira, o projeto de combate ? Dengue contribuiu para aumentar o n?mero de informa?es sobre a doen?a e disseminar nos alunos o esp?rito de coopera??o: ?Nossos alunos aprenderam que apenas a f?mea do mosquito pica o ser humano e que elas depositam os ovos nas paredes dos recipientes, por isso a import?ncia de lav?-los e mant?-los numa posi??o que n?o acumule ?gua. Al?m disso, o projeto despertou os alunos para o trabalho em equipe: todos juntos, cada um fazendo a sua parte, eles aprenderam como erradicar os focos do mosquito, evitando que as pessoas adoe?am. Temos a certeza de que eles j? come?aram a utilizar esse conhecimento em suas casas e, aos poucos, todo o bairro estar? mobilizado?, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES