Alunos reclamam de problemas na matrícula curricular de curso da UFPI

Desde o ano passado, alunos do curso de Jornalismo da UFPI reclamam sobre a falta na oferta de algumas disciplinas obrigatórias para a formação, como História da Imprensa II

UFPI | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alunos veteranos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) relatam que estão enfrentando dificuldades para realizar matrículas curriculares ofertadas pelo Departamento de Comunicação Social (DCS). O entrave, segundo a coordenação, ocorre devido pendências dos discentes. Os alunos, por outro lado, apontam a falta e baixa oferta de disciplinas obrigatórias.

Uma estudante que preferiu não se identificar disse que um grupo de formandos foi lesado. As matrículas foram abertas no dia 10 de fevereiro, porém, somente nesta quarta-feira (23) os estudantes conseguiram vagas nas disciplinas que estavam indeferidas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). “O sistema não nos colocou como prioridade. Os alunos que entraram depois da gente ficaram com as vagas”, contou.

Universidade Federal do Piauí (Foto: divulgação)

O processamento de matrícula é feito automaticamente pelo sistema da instituição, conforme calendário acadêmico. Alunos com mais de 80% do curso vencido tem prioridade (prováveis formandos), com valor da ordem de matrícula (ranking) e dentro do período ideal da disciplina tem prioridade de processamento.

Desde o ano passado, alunos do curso de Jornalismo da UFPI  reclamam sobre a falta na oferta de algumas disciplinas obrigatórias para a formação, como História da Imprensa II. Este ano a disciplina foi ofertada, porém com falhas no processo. O problema chega a afetar estagiários da área vinculados à instituição e ainda põe em risco o tempo de formação dos discentes.

“Isso gerou um aumento muito grande na demanda de solicitação de matrícula, eram 70 alunos solicitando vaga para uma disciplina de 30 vagas. Perdi duas semanas de aula”, relatou a aluna.

Em mensagem destinada aos alunos, a coordenação do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí informou que apesar de todos os esforços para ampliar a oferta de vagas e solucionar os problemas com matrículas, foi identificado que alguns alunos ainda estão com pendências.

"Temos recebido diversas mensagens visando uma solução para o problema, mas infelizmente não temos como tentar resolver antes do período da matrícula compulsória, ou seja, dia 23/02", diz um comunicado do Fórum de Comunicação Social.

Na manhã desta quarta-feira (23) foi realizado atendimento para solucionar pendências com matrículas. Segundo os alunos, a maioria conseguiu realizar a matrícula nas disciplinas exigidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES