Alunos são aprovados, mas não conseguem fazer matrícula na Ufpi

Estudantes que foram aprovados no Enem tiveram a matrícula impedida por não se enquadrarem na lei de cotas e também por prazo reduzido de recursos

Alunos são aprovados mas não conseguem fazer matrícula na Ufpi | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aprovados para o ingresso na Universidade Federal do Piauí (Ufpi), denunciam que não conseguiram fazer a matrícula.  O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) questionou um grupo de estudantes piauienses autodeclarados pardos e invalidou o registro. Outro entrave é que o prazo para o envio dos recursos foi reduzido.

O estudante Luciano da Conceição, foi aprovado para o curso de matemática na Ufpi, mas não pode fazer a matrícula porque foi invalidado pela banca que avalia a cota de heteroidentificação, já que ele se declarou pardo. A família do aluno é da zona rural de Carrasco, próximo ao município de Buriti dos Lopes, no Piauí. 

“Ele passou no Enem, mas a Ufpi não aceitou pela lei de cotas, sendo que ele se declarou pardo. Ele vem de uma família muito carente que tem oito filhos e Luciano é o primeiro a ingressar na Universidade. O estudante seguiu todos os trâmites para o enquadramento da cota”, explicou o supervisor de ensino de Buriti dos Lopes, Manoel Pinheiro.

Aprovado na Ufpi, Luciano da Conceição, ao lado de sua mãe,  teve matrícula negada por se declarar pardo- Foto: Redes Social

Luciano fez uma declaração em vídeo mostrando que é pardo, mas foi desclassificado na avaliação do sistema do Sisu. O estudante quer respostas sobre o critério de avaliação. Com isso, gestores e professores do município onde ele mora pedem que a instituição reveja a situação. 

“Eles alegaram que ele deveria entrar no site do Ministério da Educação (MEC) e recorrer. Ele passou para matemática, uma disciplina carente de profissionais. A verdade é que ele passou, é lamentável. Não podemos deixar um sonho desses ser podado”, reclama Manoel Pinheiro.

Alunos relatam dificuldades no sistema da Ufpi e que prazos para envio de documents foi reduzido- Foto: JMN

Dificuldades no sistema

Alguns candidatos aprovados no Sisu relataram nas redes sociais dificuldades para enviar a documentação. Os estudantes contam que não se matricularam devido a falhas de instabilidade do sistema da Ufpi e que, o prazo que já era curto, ficou ainda mais reduzido.

Outros alunos reclamaram do resultado que os impediu de realizar a matrícula. Na sexta-feira (23), pais e estudantes se sentiram prejudicados pela avaliação e foram até ao campus da Ufpi, em Teresina. 

A estudante Mikaele Dias, ao conquistar uma nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que garantia a sua aprovação pelo sistema de cotas, não hesitou em comemorar. A alegria, no entanto, durou até a divulgação da lista de classificados após a avaliação para os cotistas. 

"Só deram a segunda (19) e terça (20) para que pudéssemos correr atrás dos documentos porque são muitos, principalmente para os cotistas, o pessoal de ampla concorrência tem poucos documentos para apresentar. Ficamos prejudicados”, questionou a candidata.

O JMN buscou a Ufpi, que, em justificativa, disse que o prazo para o envio de recursos expirou na noite de terça-feira (20). Nesta sexta (23) a instituição prorrogou o prazo de matrículas para os alunos aprovados que já haviam recorrido contra indeferimentos de documentos. Quem teve negativa de qualquer critério de cotas, entre eles, a heteroidentificação, tinha que cumprir com o prazo.

A Ufpi ainda explica que entrou em contato com todos que ficaram pendentes, mas o sistema não recebeu depois do prazo previsto em edital.

Os candidatos que aguardavam o resultado e foram liberados podem se inscrever até às 17 horas de hoje. As Matrículas Institucionais são feitas no sistema da universidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES