Amanhã, 22, é o último dia de vacinação contra a gripe em Teresina

A campanha de vacinação teve início dia 4 de maio.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Amanhã, 22, é o último dia de vacinação contra a gripe

Amanhã, 22 de maio, será o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, também conhecida como gripe. Todas as salas de vacina de Teresina, além de quatro postos volantes estarão imunizando contra a doença. A campanha de vacinação teve início dia 4 de maio.

“Até o momento, já foram distribuídas 139.410 doses da vacina a todas as unidades de saúde da cidade. A recomendação do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luciano Nunes, é que nenhuma sala de vacina fique sem doses e estamos garantindo isso”, afirma a coordenadora da Rede de Frio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Deusamar Meneses.

O público alvo da campanha é formado por pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e trabalhadores da saúde.

Os dois shoppings centers da capital, além dos supermercados Extra, da Avenida Presidente Kennedy, e Carvalho, da Avenida Homero Castelo Branco possuem postos volantes para a vacinação.

“Devemos esclarecer que nos postos volantes não é permitido vacinar crianças. Para não expô-las a constrangimento. Destacamos também que os profissionais dos postos volantes atendem no horário de 8h às 17h”, explica a gerente de Epidemiologia da FMS, Amparo Salmito.

Todas as pessoas que são prioritárias para a vacina devem garantir sua dose, pois se tratam de grupos mais suscetíveis às complicações típicas da doença, como a pneumonia. É válido lembrar também da necessidade das pessoas se vacinarem até sexta, pois após o período da campanha a vacina não ficará mais disponível nas salas de vacinação.

A meta de Teresina é imunizar 152.358 pessoas. A vacina protege contra os tipos mais comuns da influenza, os causados pelos tipos A H1N1, H3N2 e B. Ela é totalmente segura e os riscos de efeitos colaterais são mínimos. As únicas contraindicações são para pessoas com alergia à proteína do ovo ou que estejam com febre.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES