Amazônia: Multas por desmatamento registram aumento de 219% no trimestre

As apreensões de bens e produtos relacionados às infrações ambientais apresentaram um aumento significativo de 133%

Fiscalização na Amazônia | Bruno Kelly/ MMA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apontam que o número de autos por desmatamento e outras infrações contra a flora na Amazônia registrou um aumento alarmante de 219% durante o primeiro trimestre de 2023 em comparação com a média dos quatro anos anteriores para o mesmo período.

Além disso, as apreensões de bens e produtos relacionados às infrações ambientais também apresentaram um aumento significativo de 133%, e o número de embargos de propriedades registrou um crescimento de 93% no mesmo período. Essas ações têm como objetivo descapitalizar os infratores e impedir que obtenham financiamento, bem como restringir o comércio de produtos ilegais relacionados às infrações ambientais.

Fiscalização na Amazônia (Bruno Kelly/MMA)

É importante destacar que, mesmo com a priorização de operações na região amazônica, as autuações ambientais aumentaram em todo o país em 78% no primeiro trimestre deste ano em comparação com a média dos anos de 2019 a 2022 para o mesmo período. Esse aumento evidencia a gravidade do problema e a necessidade de medidas mais efetivas de proteção ambiental.

A retomada das atribuições do Ibama e o fortalecimento do comando do combate ao desmatamento pela área ambiental foram fatores determinantes para os resultados obtidos, mesmo diante do desafio de um baixo número de fiscais disponíveis para atuar na região. 

No entanto, as operações para retirar invasores de terras indígenas, como a que vem sendo realizada no território Yanomami desde fevereiro, têm se mostrado eficazes na destruição de acampamentos de garimpeiros, apreensão de aeronaves, barcos, tratores, motores e produtos relacionados ao garimpo ilegal, contribuindo para a proteção dessas áreas sensíveis.

Os dados ressaltam a importância de manter e fortalecer as ações de proteção ambiental na Amazônia, visando combater o desmatamento e outras infrações contra a flora de forma efetiva, promovendo a preservação do maior bioma do Brasil e do mundo, assim como a proteção dos territórios indígenas e a promoção de práticas sustentáveis de conservação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES