AMB-Piauí é contra abertura novos cursos de medicina no Estado

O temor é pela falta de estrutura das instituições

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Associação Médica Brasileira – Seccional Piauí repudia a abertura de novas faculdades de Medicina no Piauí, temendo a falta de estrutura dessas instituições,  a falta de hospitais laboratório para a prática dos ensinamentos médicos, dentre outras exigências para a formação dos acadêmicos. A entidade segue o posicionamento da AMB nacional. Foi divulgado que novos cursos devem surgir no interior do Estado, como em Floriano, município a 240 km  da capital Teresina.

Vale aqui esclarecer que o Piauí é um dos poucos estados brasileiros em que o número de médicos em relação  à população demográfica segue o que preconiza a Organização Mundial de Saúde – OMS (1 médico para cada 1000 habitantes). As universidades públicas e faculdades privadas existentes do Piauí têm se esforçado para manter uma estrutura que atenda todas às necessidades dos acadêmicos e os possibilite alcançar o mercado de trabalho, com boa formação técnica e humanística.

 “Lidar com a saúde da população é um oficio que requer de nós, médicos, dedicação, aprimoramento e muita responsabilidade, diariamente.  Hoje o número de instituições públicas e privadas abertura de vagas para o curso de medicina são suficientes no Estado, portanto sem necessidade de novos cursos, bem como novos estabelecimentos de ensino específicos”, declarou o presidente da AMB-PI, médico cardiologista Elisiário Cardoso Jr.

Segundo ele, o que precisa ser feito é melhorar os investimentos das universidades e assim garantir aos alunos e futuros médicos bons equipamentos e laboratórios, acervo bibliotecário atualizado, mestres bem remunerados para o ensino, enfim, a promoção do ensino de qualidade. “Nós que formamos a AMB-PI estamos certos de que, com ações como as citadas acima, teremos uma medicina ainda melhor do que temos e que nos coloca no hall de referência em saúde no eixo Norte-Nordeste do Brasil”, acrescentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES