Ambientalistas realizam ato contra o processo de exploração de gás no PI

A partir das quatro da tarde de hoje, manifestantes vão se concentrar na Ponte Estaiada para protestar contra início da exploração de gás xisto no PI

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante dos riscos que a exploração do gás xisto pode trazer para a Bacia do Parnaíba e a população do Estado, ativistas participarão de manifestação hoje a partir das 16:30 horas na Ponte Estaiada.

O ato está sendo organizado pela Rede Ambiental do Piauí (Reapi) com apoio de várias outras entidades, como a Cáritas, CSP Conlutas, ANEL, dentre outros coletivos.

No local acontece panfletagem, e os manifestantes tentarão fazer caminhada educativa na Raul Lopes. Também ocorrerão intervenções do artista Willamis Martins.

Ambientalista e integrante da REAPI, Tânia Martins, ressalta que a tecnologia usada para explorar o gás é extremamente danosa e, além de trazer impactos ambientais, põe em risco a saúde da população, devido aos produtos químicos utilizados na exploração do gás. ?Nós não somos contra a exploração do gás em si, mas sim a tecnologia que existe hoje que causa grandes impactos?, afirma.

O método de extração que será usado na Bacia do Parnaíba é o fracking, fraturamento hidráulico, onde são utilizados mais de 600 produtos químicos para explodir as rochas.

A explosão é feita abaixo do aquífero e deixa um rastro de destruição no seio da terra irrecuperável, causando erosão no solo, terremoto, envenenamento da água de superfície e subterrânea, matança de animais, além de contaminar as pessoas e o ar.

Segundo Tânia, a liminar concedida pelo juiz Derivaldo Filho suspendeu o leilão, mas existe ainda a ameaça da liminar cair, sendo necessária uma posição definitiva. ?Por enquanto, tem só uma liminar que pode ser derrubada a qualquer momento. A gente quer que seja proibido definitivamente?, reitera.

Ela destaca que o semiárido piauiense pode sofrer bastante com a contaminação da água que ocorrerá se a exploração se dê pelo fracking. ?A maior preocupação nossa é essa exploração no semiárido, pois acreditamos que vai contaminar a água subterrânea, para quem já não tem água suficiente, será o fim não ter de jeito nenhum, pois a água fica contaminada com metais pesados, impossível de ser utilizada para o consumo?, esclarece a ambientalista.

Daniel Solon, professor e militante político, também está nesta luta e considera que o leilão das áreas da Bacia do Parnaíba representa, além de privatização de recursos naturais, riscos à vida humana.

Segundo ele, até nos Estados Unidos, onde o gás é explorado, existe um grande debate em torno dos impactos causados pela técnica. ?Existe hoje uma discussão internacional sobre a exploração do gás. Onde está mais avançado é nos EUA e lá existe forte resistência dos ambientalistas por causa da técnica utilizada?, explica.

Paralelo à manifestação, os ambientalistas também realizaram uma petição on-line no, solicitando à Presidente da República e da Petrobras, a suspensão da exploração do gás xisto.

Conforme texto da petição, o gás extraído do folhelho, o Gás do Xisto, vai trazer um rastro de destruição no Semiárido do Piauí irrecuperável, devido a contaminação da água.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES