Ambulatório do SUS previne amputação em pessoas diabéticas

O Ambulatório de Feridas e Pé Diabético vai ser uma referencia na área de cuidados com os pacientes diabéticos.

Avalie a matéria:
Ambulatório de Feridas e Pé Diabético vai funcionar no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo. | Arquivo Meio Norte.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP) realiza, durante todo este mês, uma série de ações. A Fundação Municipal de Saúde é parceira dessa atividade e vai abrir o Ambulatório de Feridas e Pé Diabético. A inauguração acontece dia 19, próxima segunda-feira, no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, a partir das 8h.

O Ambulatório de Feridas e Pé Diabético vai ser uma referencia na área de cuidados com os pacientes diabéticos. ?Não existiam ações realmente focadas nesse publico, que são pessoas que, muitas vezes, sofrem amputações. Com o ambulatório, os diabéticos terão atendimento diferenciado de prevenção para que não amputem seus membros. Isso é muito bom, pois o numero de amputados é grande dentro do grupo de pacientes no Piauí?, explica a presidente da ADIP, Jeane Melo.

O cirurgião vascular do Lineu Araújo, Valrian Campos Feitosa, explica que vários fatores levam um paciente diabético a amputar seus membros. ?O principal fator é a falta de informação, depois falta de pessoal capacitado para tratar do diabético. Outro fator importante é o mau controle glicêmico (hiperglicemia) durante algum tempo, que causa complicações na visão, rins e pés do diabético?, falou o medico.

Ele acrescentou ainda que com a inflamação do nervo dos pés, o paciente diabético perde a capacidade de sentir o membro, o que provoca ferimentos. ?As pessoas, como não sentem o pé, acabam não protegendo o membro e se machucam, abrindo ulceras no local. Isso pode causar grave infecção em um período curto de tempo, levando a amputação. E o Ambulatório de Feridas e Pé Diabético vai servir para dar foco ao diabético, que não tinha essa atenção e acabavam tendo membros amputados por demora no atendimento e cicatrização de feridas?, disse Valrian Campos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES