Americana volta a enxergar após implante de dente no olho

Foi a primeira vez que a técnica foi utilizada nos Estados Unidos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cega por quase uma década, Sharron "Kay" Thornton, uma avó americana de 60 anos que vive no estado do Mississipi, recuperou a visão depois que

médicos implantaram um dente dela em um dos olhos.

O procedimento, desenvolvido para pacientes cujos organismos podem rejeitar uma

córnea transplantada ou artificial, consiste em usar o dente como base para uma prótese de lentes minúscula e, assim, restaurar a visão.

Foi a primeira vez que a técnica, surgida na Itália e restrita a alguns centros da Ásia e da Europa, foi utilizada nos Estados Unidos.

A equipe médica do Bascom Palmer Eye Institute, da Universidade de Miami, extraiu um canino (também chamado de dente-olho) de Sharron. O cirurgião-dentista Yoh Sawatari fez um buraco no dente da paciente e enxertou nele uma lente acrílica.

O dente foi inserido sob a pele da clavícula de Sharron, onde permaneceu por três meses. Depois, foi colocado do centro do olho da paciente.

"Um buraco é feito na mucosa para a lente da prótese, que sai um pouco do olho e deixa a luz entrar, permitindo que o paciente volte a enxergar", diz um comunicado do Eye Institute.

"É um milagre"

Sharron havia perdido a visão em 2000, por causa da síndrome de Stevens-Johnson, uma doença rara que atinge a córnea. "Isso é verdadeiramente um milagre",

disse a paciente.

Depois da série de procedimentos cirúrgicos, ela teve as bandagens dos olhos retiradas há duas semanas. Poucas horas depois, Sharron já conseguia reconhecer objetos e rostos. Agora, segundo o Eye Institute, ela também é capaz de ler jornais.

"Estamos muito entusiasmados. Achamos que muitos pacientes podem se beneficiar", afirmou o chefe da equipe médica que cuidou de Sharron, Victor Perez.

"Imagine ficar com os olhos fechados por apenas uma semana... É impressionante o que você vê quando abre os olhos novamente", disse Sharron. "Estou ansiosa para ver meus sete netos mais jovens pela primeira vez."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES