Americanos protestam nos EUA contra crimes raciais

Americanos protestam nos EUA contra crimes raciais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Milhares de afro-americanos se concentraram nesta sexta-feira em frente ao Departamento de Justi?a dos Estados Unidos para exigir que os crimes relacionados ? discrimina??o racial e ? incita??o ao ?dio sejam punidos com mais rigor.

A passeata, liderada pelo reverendo Al Sharpton e por Martin Luther King III, come?ou no in?cio da tarde e percorreu a Pra?a da Liberdade at? o edif?cio Robert F. Kennedy, na avenida Pensilv?nia, onde fica o Departamento de Justi?a.

Cantando palavras de ordem como "Sem justi?a n?o h? paz" e "Estamos fartos, n?o ag?entamos mais!", os manifestantes deram sete voltas no Departamento de Justi?a, em refer?ncia ? queda da cidade de Jeric?, no Antigo Testamento.

O mal-estar dos manifestantes tem origem em incidentes com alto teor de ?dio racial nos ?ltimos 18 meses nos EUA. Cordas apareceram em escolas e locais de trabalho, su?sticas foram pintadas em locais p?blicos, insultos racistas e a pris?es e den?ncias de discrimina??o t?m sido mais freq?entes. As cordas s?o refer?ncias aos linchamentos no sul dos EUA que, durante d?cadas, vitimaras dezenas de negros.

A passeata desta sexta tinha como objetivo reivindicar os direitos civis dos afro-americanos e pedir ao Departamento de Justi?a que aja contra esses crimes racistas. "Estamos aqui para dizer ao governo que eles t?m responsabilidades. Se o Departamento de Justi?a n?o se aproximar do povo, n?s levaremos o povo ao Departamento de Justi?a", disse Sharpton ? CNN.

Em comunicado, o Departamento de Justi?a assegurou que est? "comprometido como sempre com investigar e perseguir crimes de ?dio racial e outras viola?es dos direitos civis".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES