Anac proíbe venda de passagens em Congonhas

Anac proíbe venda de passagens em Congonhas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Anac (Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil) determinou hoje a proibi??o da venda de passagens a?reas para v?os que partem de Congonhas (SP). O restabelecimento da venda de bilhetes para Congonhas estar? condicionado, segundo a Anac, ? volta ? normalidade do fluxo de passageiros.

Segundo a Anac, o objetivo da medida ? garantir o embarque dos usu?rios que j? possuem bilhetes comprados. "Qualquer v?o que passar em Congonhas, quem n?o tiver bilhete e quiser compr?-lo, n?o poder? faz?-lo mais", disse o presidente da Anac, Milton Zuanazzi.

A decis?o da Anac foi tomada uma semana depois do acidente com o v?o 3054 da TAM, que deixou cerca de 200 mortos. Foi o maior acidente da hist?ria do pa?s. O Airbus-A320 da TAM atravessou a pista de Congonhas e a avenida Washington Lu?s, atingindo um posto de gasolina e o pr?dio da TAM Express.

A ag?ncia tamb?m decidiu que ficar?o proibidas, a partir deste final de semana, as opera?es de v?os fretados no aeroporto de Congonhas, transferindo os v?os j? autorizados para Guarulhos e Viracopos, em Campinas. Outra medida adotada dentro de 60 dias ? a proibi??o de pousos de v?os de mais de duas horas de dura??o no terminal e conex?es no aeroporto.

A Anac decidiu que seus t?cnicos v?o passar a monitorar os sistemas de reservas das companhias a?reas para assegurar o embarque aos passageiros que j? comparam bilhetes.

"Se houve necessidade, poder? haver suspens?o de vendas de passagens em outros aeroportos", diz nota a Anac.

Outra medida, tomada esta tarde pela diretoria coletiva da ag?ncia, foi solicitar que a Infraero torne dispon?veis espa?os f?sicos para que as companhias a?reas "possam estabelecer maior fluxo de comunica??o e melhor atendimento aos usu?rios".

A Anac tamb?m vai determinar ?s companhias a?reas que disponibilizem pessoal em n?mero suficiente para informar os passageiros sobre transfer?ncias, remanejamentos ou cancelamentos de v?os.

"Elas devem utilizar para isso seus respectivos sites, centrais de atendimento telef?nico, pain?is multim?dias nos aeroportos e ve?culos de comunica??o de massa", diz a nota da Anac.

A Gol j? anunciou hoje que restringir? suas opera?es em Congonhas. "Devido ? redu??o do volume de pousos e decolagens do aeroporto de Congonhas determinada pelas autoridades, a Gol implantar?, a partir de segunda-feira, uma nova malha de v?os. Essa reorganiza??o implica transfer?ncia de parte dos v?os que tradicionalmente operam em Congonhas para o aeroporto de Guarulhos", diz nota da companhia.

Por conta da mudan?a, a empresa pede para os passageiros com viagens programadas para at? segunda-feira adiarem o embarque.

Medidas

Na semana passada, o Conac (Conselho de Avia??o Civil) anunciou o primeiro pacote de medidas para para amenizar os efeitos da crise do setor a?reo. Entre as medidas anunciadas na ocasi?o estava a redu??o do n?mero de pousos e decolagens em Congonhas de 44 por hora para 33 por hora.

Tamb?m ficou determinado na ocasi?o que as conex?es e escalas feitas em Congonhas seriam realocadas para outros aeroportos no prazo de 60 dias.

O conselho tamb?m determinou que a Anac institu?sse um plano permanente de conting?ncia para aeronaves e tripula??o de empresas a?reas. Em conjunto com o Comando da Aeron?utica, a Anac dever? apresentar em tr?s meses estudos para a amplia??o de todos os aeroportos de S?o Paulo e de localiza??o para novos terminais.

A Infraero ter? que recorrer ? Justi?a para liberar espa?os dos aeroportos atualmente ocupados por empresas falidas, especialmente em Congonhas. O Conac determinou que a estatal redistribua os espa?os f?sicos no aeroporto internacional de S?o Paulo, em Cumbica (Guarulhos), para recepcionar maior n?mero de passageiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES