Analfabetismo se concentra entre pobres, negros e no NE

Organização das Nações Unidas comemora o Dia Internacional da Alfabetização

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O analfabeto brasileiro continua sendo em sua maioria nordestino, negro, de baixa renda e com idade entre 40 e 45 anos. A an?lise ? do especialista em educa??o de jovens e adultos da Organiza??o das Na?es Unidas para a Educa??o, a Ci?ncia e Cultura (Unesco) no Brasil, Timothy Ireland. Na data de hoje, 8 de setembro, a organiza??o comemora o Dia Internacional da Alfabetiza??o.

?A quest?o do analfabetismo sempre foi minimizada como um direito, mas ela ? fundamental para que o cidad?o participe de forma democr?tica. Hoje vivemos na sociedade da informa??o e do conhecimento, a pessoa que n?o tem acesso ? escrita e ? leitura acaba exclu?da de informa?es que s?o necess?rias para garantir todos os outros direitos, a sa?de, a participa??o pol?tica na sociedade?, avalia Ireland.

Dados de 2006 da Pesquisa Nacional por Amostra de Dom?cilios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE), apontam que 10,38% da popula??o se declara analfabeta absoluta, ou seja, n?o sabe ler ou escrever um bilhete simples. O percentual representa 14,3 milh?es de brasileiros. O relat?rio de monitoramento do programa Educa??o Para Todos, da Unesco, mostra ainda que o ?ndice mais do que dobra na ?rea rural (25%). Entre os negros e pardos, o analfabetismo ? duas vezes maior do que entre os brancos.

Para a professora da Universidade Federal de S?o Paulo (Unifesp) e especialista em jovens e adultos Cl?udia V?vio, o perfil do analfabeto brasileiro reflete as desigualdades sociais do pa?s. ?Os dados estratificados mostram as mesmas desigualdades sociais. Onde est?o os grupos com maior vulnerabilidade social ? onde se encontram as maiores taxas de analfabetismo?, analisa.

Na avalia??o de Ireland, ? preciso reconhecer que o analfabetismo vem diminuido no pa?s, mas ainda de forma lenta. Em 2000, o Brasil assinou o compromisso Educa??o para Todos, estabelecido durante a Confer?ncia Mundial de Educa??o em Dacar. Entre as metas, est? a redu??o das taxas de analfabetismo para 6,7% at? 2015. Segundo a Unesco, se os ?ndices continuarem caindo nesse ritmo, o Brasil n?o cumprir? o acordo.

?O Brasil tem avan?ado bastante a partir do momento que estabeleceu uma pol?tica nacional de educa??o para jovens e adultos, mas o esfor?o ainda n?o est? refletido nos n?meros. Acreditamos que ainda precisamos de mais recursos para atuar nessa ?rea?, defende o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES