Anatel libera sinal 5G em mais 347 municípios, sendo 12 no Piauí

As prestadoras poderão fazer planejamento e divulgar aos consumidores as ativações nos municípios liberados

Anatel libera sinal 5g em mais 347 municípios, sendo 12 no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir do dia 27 de fevereiro de 2023, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativações de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz em mais 347 municípios.

Estratificando as 347 cidades, que alcançam 19,5 milhões de brasileiros, 9,1% da população, temos:

  • 177 cidades abaixo de 30 mil habitantes;
  • 111 cidades entre 30 mil e 100 mil habitantes;
  • 37 cidades entre 100 mil e 200 mil habitantes;
  • 22 cidades acima de 200 mil habitantes.

Com isso, as cidades piauienses que irão receber o sinal 5G serão: União, Altos, José de Freitas, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Beneditinos, Nazária, Lagoa Alegre, Curralinhos, Lagoa do Piauí, Coivaras e Miguel Leão. Acesse aqui a relação dos municípios.

Até o momento, já contamos com 487 municípios liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone. Com isso, até o momento, a população destas cidades totaliza 86 milhões de brasileiros, 40% da população.

Anatel libera sinal 5g em mais 347 municípios, sendo 12 no Piauí - Foto: Reprodução/Anatel

Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES