André Pessoa comemora 53 anos de uma vida dedicada à fotografia

Com três livros publicados e muitos quilômetros de estrada, André Pessoa é um dos fotógrafos mais respeitados do Brasil

Avalie a matéria:
André Pessoa | André Pessoa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

André Pessoa é fotojornalista e produtor cinematográfico especializado em reportagens ambientais, culturais e investigativas com trabalhos publicados em plataformas virtuais, livros, emissoras de televisão, jornais, revistas e cinemas no Brasil e no exterior. Neste dia 2 de março ele comemora 53 anos de vida.

O fotógrafo vive desde 1993 no Piauí. Foi o primeiro editor de fotografia do Jornal Meio Norte, onde já fotografou para a capa dezenas de vezes. Além disso, foram várias capas de revistas nacionais durante a carreira, como a Revista Superinteressante.

O fotógrafo André Pessoa é respeitado em todo o Brasil. Crédito: arquivo pessoal. Já esteve documentando a natureza, a cultura e a história de lugares como o Egito, África do Sul, Jordânia, Turquia, Grécia, Polônia, República Tcheca, Alemanha, Costa Rica, México, Cuba entre muitos outros. Conhece 10 dos doze países da América do Sul e todos os estados do Brasil incluindo suas capitais. 

No seu arquivo, se destacam imagens da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e, principalmente da Caatinga, onde mantém escritório e realiza expedições desde 1993. Numa dessas viagens pelo interior do Piauí, sua fotografia levou à criação do Parque Nacional da Serra das Confusões, atualmente com 823 mil hectares, uma das maiores reservas ambientais do Brasil. 

André Pessoa possui três livros publicados, sendo A Natureza do Piauí (2013), Caatinga Selvagem (2014) e Olhais (2021).

Veja alguns depoimentos sobre André Pessoa:

"Conheço o André Pessoa há mais de 20 anos. Nesse tempo todo minha admiração só cresceu. Além de um fotógrafo excepcional, não só do Piauí, mas do Brasil. Ele sabe retratar com maestria inigualável toda a paisagem da caatinga, da Serra da Capivara e toda essa região que ele ajuda a divulgar. Além disso, um anfitrião espetacular. A pousada que ele criou é sensacional" - Sérgio Brandão, jornalista.

"Nem os piauienses tinham conhecimento da beleza natural que existe nesse Estado. Foi preciso André Pessoa, um fotógrafo pernambucano, formado em jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco ir ao sertão descobrir a grande beleza natural que existe em todo o Piauí. André começou fotografando, ficou morando no sertão e assumiu a condição de piauiense. Eu gravei 103 Globos Repórteres, destes, 13 foram no Piauí. Muito mais do que no Pernambuco, onde vivo, ou no Ceará, onde nasci" - Francisco Pinheiro, jornalista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES