ANEEL aciona bandeira verde para o mês de dezembro, sem cobrança adicional

Nos últimos 20 meses os consumidores não tiveram cobrança adicional na conta de luz

ANEEL aciona bandeira verde para o mês de dezembro, sem cobrança adicional | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A bandeira tarifária continuará verde no mês de dezembro, o que significa que não haverá cobrança de custos adicionais nas contas de energia elétrica. Desde abril de 2022 a sinalização se mantém verde devido às condições favoráveis de geração. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (24/11) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com o acionamento do próximo mês fica confirmada a previsão da Agência de bandeira verde em todo ano de 2023.

O diretor-geral Sandoval Feitosa reforçou a importância do acionamento desta sexta-feira (24/11). “Com o anúncio do mês dezembro, fica confirmada a previsão feita no início de 2023 de bandeira verde para todo ano. A bandeira permanece assim desde abril de 2022 e, com isso, totalizamos 20 meses sem cobrança de custos adicionais nas contas de energia. A notícia é positiva e indica condições favoráveis de geração em todo o país”, ressaltou Feitosa.

Como funcionam as projeções das bandeiras tarifárias

O mecanismo das bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem o objetivo de propiciar transparência ao custo real da energia. O Sistema que sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.

As projeções de acionamento de bandeiras tarifárias são atualizadas constantemente pela Agência e é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.

Existem três tipos de bandeiras tarifárias: verde, amarela ou vermelha. Quer saber mais informações sobre bandeiras tarifárias? Assista o vídeo explicativo aqui para compreender como são definidas as bandeiras tarifárias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES