Aneel mantém conta de luz sem cobrança extra no mês de agosto

A bandeira tarifária para o mês de agosto será verde, o que significa que os consumidores brasileiros não terão cobrança adicional.

Tarifa de energia virá sem adicional no mês de agosto | Aneel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determinou que a bandeira tarifária para o mês de agosto será verde, o que significa que os consumidores brasileiros não terão cobrança adicional em suas contas de energia elétrica. A medida foi anunciada na sexta-feira (28), pela Aneel. Essa é uma boa notícia, pois as condições favoráveis de geração de energia no país têm permitido a manutenção da bandeira verde desde abril de 2022.

O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, enfatizou que esse anúncio reafirma as projeções feitas no ano anterior, garantindo que as tarifas de energia não aumentarão em 2023 devido ao acionamento das bandeiras tarifárias. "É importante para a redução de custos das empresas e para trazer mais conforto para o orçamento doméstico das famílias”, disse. 

A expectativa da Agência é que esse cenário favorável continue até o final do ano, baseada nos dados disponíveis, que permitem atualizações constantes das previsões sobre o acionamento das bandeiras tarifárias.

A bandeira verde, que é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas. O SIN é uma rede de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.

Esse sistema das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 com o objetivo de tornar transparente o custo real da energia, possibilitando uma maior compreensão sobre os valores pagos na conta de luz. Com a bandeira verde em vigor, os consumidores têm um alívio financeiro, uma vez que não precisarão arcar com custos adicionais neste período.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES