Ansiedade entre brasileiros é quase o triplo da média mundial

Especialista dá dicas para ajudar a combater os transtornos causados pela ansiedade

Ansiedade | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mãos suadas, aperto no peito e uma sensação de palpitação constante, quem nunca se sentiu assim antes de uma prova ou de algum momento importante da vida? A ansiedade, de um modo geral, é um mecanismo do organismo que estimula o indivíduo a entrar em ação, e por vezes é necessária e benéfica. Dados da OMS apontam que 9,3 dos brasileiros sofre com o transtorno, o que representa quase o triplo da média mundial. O problema deve ser tratado inclusive como uma epidemia.

Para a psicóloga Lia Clerot, o problema é um grande alerta. A ansiedade é a porta de entrada para transtornos mentais mais sérios, como síndrome do pânico e depressão e é justamente por isso que ela deve ser identificada e tratada o quanto antes. “Quando estamos ansiosos, liberamos um neurotransmissor chamado noradrenalina, que provoca excitação do sistema nervoso central e acelera o funcionamento da nossa mente e também do nosso corpo, e esse processo, de forma controlada, é normal e ajuda o indivíduo a se precaver em algumas situações cotidianas. O grande problema é se a ansiedade começa a ser excessiva e causa sofrimento na vida da pessoa, a partir desse momento é que os cuidados devem ser tomados” explica.

Se não controlada, a ansiedade pode causar enfermidades psicossomáticas, como gastrite, úlcera, hipertensão, dores de cabeça, alergia e uma série de outras enfermidades. Para a psicóloga, algumas pequenas mudanças de atitude podem ajudar a controlar esse mal:

1-    Tire um tempo para você mesmo. É muito importante reservar um espaço na agenda corrida do dia-a-dia para fazer algo que dê prazer, como praticar algum esporte, fazer atividades culturais ou até mesmo uma massagem.

2-    Procure não dar tanta importância aos problemas. Tente resolver as coisas de forma mais serena, as vezes o nervosismo e a irritação deixam o problema muito maior do que ele é de verdade.

3-    Organize-se e não deixe nada pendente. Às vezes assumir mais responsabilidades e tarefas do que consegue fazer, pode desencadear um processo de estresse que certamente levará a uma crise ansiosa.

4-    Seja otimista. Ver sempre o lado bom das coisas sempre ajuda o indivíduo a viver melhor e mais feliz.

5-    Seja menos perfeccionista. O excesso de preocupação com as coisas tendem a prejudicar as relações pessoais e profissionais. Aceitar que nem tudo sai como planejamos é uma boa forma de se lidar com as adversidades da vida.

A profissional alerta ainda, que em casos mais graves é preciso ajuda profissional. “Quando a ansiedade é uma patologia crônica, a pessoa deve ter acompanhamento e tratamento adequando, muitas vezes com medicação e terapias; é preciso estar atento aos sintomas para não deixar que esse mal evolua para algo mais sério e nesses casos ajuda médica e psicológica é fundamental”, destaca Lia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES