Antiga Capela do Meduna é restaurada e terá missa de reabertura no domingo

Em solenidade marcada para este domingo (19), o Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, presidirá a missa de reabertura.

Antiga Capela do Meduna é restaurada e terá missa de reabertura | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após um ano do início das obras de restauração e modernização, a Capela Universitária São Paulo VI, anteriormente conhecida como Capela do Meduna, se prepara para uma nova fase. Em solenidade marcada para este domingo (19), o Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, presidirá a missa de reabertura do local, que passará a receber os fiéis para celebrações, orientações espirituais e eventos universitários.  

Por iniciativa do arcebispo, em novembro de 2020 teve início a obra de restauro e modernização da capela, que estava fechada desde o ano de 2010. Os trabalhos foram abrangentes, tendo em vista a situação em que o prédio se encontrava. Foi realizada a troca do telhado, a construção do muro em torno da capela, reforma dos banheiros, troca da tubulação elétrica, além da readequação litúrgica do espaço.

Antiga Capela do Meduna é restaurada e terá missa de reabertura

A Capela São Paulo VI será a única capela universitária no país sediada fora de uma universidade. De acordo com o diácono Kleiton Fernandes, coordenador da Pastoral Universitária e responsável por toda articulação para a restauração do templo, além de fazer parte do patrimônio histórico da cidade de Teresina, a igreja vai ser um importante local de evangelização junto aos jovens e universitários. 

“Vamos trabalhar a consciência e a fé com os nossos irmãos. Lembrando que a Pastoral Universitária é um serviço da Igreja Católica e que nasceu para ser um espaço abrangente e plural de diálogo entre a ciência e a fé, bem como incentivador da presença da Igreja no meio universitário. A juventude poderá exercer o seu protagonismo, sobretudo, ensinando sobre o meio em que estamos inseridos à luz do Evangelho”, disse. 

Antiga Capela do Meduna é restaurada e terá missa de reabertura

A reforma do local aconteceu graças a generosidade de muitas pessoas que doaram recursos e até mesmo o próprio trabalho para que o templo pudesse acolher novamente os fiéis. A modernização da capela contou com o projeto da arquiteta Maria Beatriz Chaves e com a execução e fiscalização do engenheiro Fábio Costa. Conforme a arquiteta, uma das principais preocupações durante a reforma foi a preservação dos traços arquitetônicos originais, como a manutenção dos históricos ladrilhos hidráulicos, a conservação das colunas e o restauro das portas do prédio que foi construído nos anos 50. 

“É um piso lindo da época em que ela foi construída e é bem característico da capela. Procuramos modificar as cores das paredes para trazer novamente essa leveza para o ambiente. Tiramos algumas portas que estavam destruídas e transformamos em oratórios para aproveitar as peças, e restauramos todas as outras que estavam aqui”, explicou. 

Após a missa de reabertura, acontecerá uma quermesse com apresentações musicais e um leilão de peças sacras e de antiguidades inglesas do século XIX para custear as despesas da reforma. No local, equipes vão ser disponibilizadas para o atendimento e orientação ao público. 

Antiga Capela do Meduna é restaurada e terá missa de reabertura

Ações para a restauração da Capela Universitária

Para que a reabertura da capela se tornasse possível foram realizadas rifas, leilões, lives solidárias, doações em contas bancárias para a arrecadação de recursos e materiais para a reforma do local. Em maio deste ano, Dom Jacinto Brito celebrou Santa Missa com o intuito de mobilizar toda a comunidade para a arrecadação de mais recursos para a conclusão das obras. 

A comunidade ainda pode contribuir com a doação de recursos para ajudar no funcionamento da Capela Universitária São Paulo VI por meio da conta corrente no Banco do Brasil. AG. 3219-0 e C/C. 10563-5, ou do Pix: pastoraluniversitariateresinapiaui@outlook.com. Para doação de produtos ou materiais, a administração da capela disponibilizou o número (86) 9 9428-7769 para contato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES