Ao menos 18 faculdades federais fazem lista de convocação extra

É obrigatório ter se inscrito na lista de espera; veja a tabela com datas de matrícula

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 18 universidades federais e institutos de ensino lançaram ou vão lançar listas extras de chamada após a finalização do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O R7 fez um levantamento das datas em que serão divulgados os novos convocados e os dias de matrícula, além de dados sobre listas de documentos a serem entregues e outras informações relevantes.

Estão sendo convocados os estudantes inscritos no Sisu que não obtiveram vagas, mas confirmaram participação na lista de espera do sistema.

O Sisu permite que os alunos usem a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para disputar faculdades e institutos federais.

O MEC (Ministério da Educação) orienta esses alunos a procurarem diretamente as instituições de ensino a que concorreram para obter mais informações, já que elas agora são as responsáveis por preparar as novas chamadas.

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) é uma delas. A nova lista de nomes fora do Sisu está prevista para ser liberada no dia 20 de março, às 22h, no site da instituição.

Os convocados devem se matricular no dia 24 de março, das 14h às 20h, em um dos seguintes campi da faculdade: São Paulo, Santos, Diadema, São José dos Campos ou Guarulhos.

Em Minas Gerais, a UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) libera nesta sexta-feira (19) a lista de vagas ociosas para o curso de enfermagem. A matrícula de quem foi convocado deve ser realizada no campus Diamantina, na sala da DRCA (Divisão de Registro e Controle Acadêmico).

A relação de convocados para os demais cursos será divulgada só a partir do dia 22, de acordo com o site da federal.

Confirmação de inscrição

Algumas instituições estão realizando novas inscrições para os candidatos que já constavam em lista de espera do Sisu, como forma de garantir o compromisso do estudante com a vaga. É o caso do IFMA (Instituto Federal de Educação do Maranhão), do IFBA (Instituto Federal de Educação da Bahia) e do IFES (Instituto Federal de Educação do Espírito Santo).

Estão abertas, no IFMA, 133 vagas remanescentes, em 22 cursos de graduação. As inscrições devem ser realizadas nos dias 19 e 20 de março, das 8h às 12 e das 14h às 18h, em um dos nove campi do instituto.

Informações adicionais foram publicadas no edital do processo seletivo. O candidato deve apresentar o original e uma cópia do documento de identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), número de inscrição e da pontuação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Até quatro chamadas

Há várias universidades prevendo duas, três ou até quatro chamadas extras de candidatos. A UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) é uma delas.

Serão até três chamadas novas, segundo o site da faculdade. A primeira das listas vai ser divulgada em 20 de março; a segunda, no dia 22; e a terceira, em 24 do mesmo mês.

Como o Sisu teve três rodadas anteriores, a universidade chama as novas listas com nomes distintos. Os estudantes deverão entregar, no ato da matrícula, uma foto 3x4 e cópias autenticadas dos documentos exigidos:

- Documento de identidade;

- CPF;

- Título de eleitor e comprovante de participação;

- Certidão de nascimento;

- Comprovante de alistamento militar ou certificado de reservista.

Cada universidade cobra sua própria lista de documentos para efetivar a matrícula, por isso é bom ficar atento aos editais. Outra orientação é sempre conferir o site da faculdade, para garantir que a vaga não vai ser perdida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES