Aos 14, garoto ganha na Justiça direito de cursar faculdade

Liminar na Justiça autoriza graduação

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aos 14 anos, o adolescente Enzo Grechi de Carli já tem a experiência de estudar em uma faculdade ao mesmo tempo em que faz o 9º ano do Ensino Fundamental, sendo inspiração para os universitários.

Morador de Tatuí, Enzo passou em 14º no vestibular da Fatec para o curso de automação industrial. A família entrou na Justiça e, após uma liminar, o adolescente foi autorizado a fazer a gradução. Para ele, é incentivador.

“Sempre prestei muita atenção nas aulas e gostei de aprender. Eu tinha mania de ler mais de um livro ao mesmo tempo, fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Fiquei muito feliz quando soube e estou feliz em poder fazer faculdade. Meu interesse em fazer vestibular foi depois de um curso que fiz na própria faculdade e, deu certo.”, diz.

Segundo a mãe, Fabiana de Cásia Grechi de Carli, o filho sempre teve vontade de aprender e é muito curioso.

“Desde pequeno ele sempre teve vontade de aprender. Tudo era motivo para despertar a curiosidade dele, e aquilo que ele tinha mais afinidade ele tinha que saber tudo sobre determinado assunto até o fim”, conta.

Ação na Justiça

De acordo com a mãe, para o garoto cursar a faculdade e o ensino fundamental simultaneamente, eles entraram com uma ação na Justiça, e o juiz deu uma liminar que autoriza o Enzo a frequentar as aulas.

O processo ainda está em andamento, e dentro de seis meses uma avaliação será feita para saber como está o rendimento dele, tanto na escola como na faculdade.

“A gente não pensou em momento algum dele abandonar a educação básica. A gente queria que ele concluísse o nono ano e ensino médio, e em paralelo fazer o curso de graduação na Fatec”, conta a mãe.

Mesmo assim, os professores e funcionários da escola acreditam que o Enzo não vai ter problemas, como afirma a vice-diretora Adriana Innocêncio de Oliveira.

“Ele tem suas características de buscar e ir atrás, o que ele gosta ele se aprofunda e consegue aprender muito rápido”, diz.

Inspiração

Em média, os alunos iniciam a faculdade com 17 anos. Na sala do Enzo ele é o mais novo, mas foi muito bem recebido pelos colegas de sala, como afirma o estudante Igor Ruduic.

“Eu fiquei surpreso, porque nunca imaginei que fosse encontrar um menino de 14 anos aqui comigo. A sala acolheu muito bem ele, até porque ele é muito inteligente. A gente dá conselhos para ele, e ele entende muito bem o que a gente fala”, diz.

A psicóloga Analisa Cassemiro diz que, apesar do adolescente estar pulando uma etapa da vida, se ele for bem orientado essa experiência pode ser positiva. É preciso apoio da família, escola e faculdade pra conciliar a rotina dupla.

“A escola exige, mas a faculdade exige muito mais, então quando começar os trabalhos e TCC’s aí que ele vai cair na real, e a família precisa estar atenta para ele não desenvolver picos de ansiedade e não atrapalhar os dois aprendizados”, explica.

Enzo terminará o Ensino Médio e a faculdade daqui três anos, e conta que já tem outros planos para o futuro.

“Pretendo procurar outros vestibulares, para entrar em outra faculdade e tentar, enquanto eu fizer mestrado dessa, cursar outra faculdade. Eu quero fazer engenharia, provavelmente aeroespacial, e essa faculdade de automação vai me preparar muito bem para essa próxima faculdade que quero fazer”, conta



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES