Apagão deixa todos os municípios de Roraima sem energia nesta quinta-feira (1º)

Até as 16h desta quinta-feira (1º), o fornecimento de energia ainda não havia sido completamente restabelecido, conforme relato da empresa.

Roraima está às escuras nesta quinta-feira (1º) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos os municípios de Roraima enfrentaram uma interrupção no fornecimento de energia nesta quinta-feira (1º). A queda, iniciada às 11h20, foi confirmada pela Roraima Energia, empresa responsável pelo serviço no estado, afetando toda a região. Até as 16h, o fornecimento de energia ainda não havia sido completamente restabelecido, conforme relato da empresa.

De acordo com informações da Agência Brasil, a empresa disse que “até o momento não tinha informação sobre o motivo da queda”, mas que “o problema ocorreu na geradora de energia”.

A falta de energia chegou a afetar o sinal de telefonia móvel e também a cobertura de internet no estado, que apresentaram instabilidade. Em nota divulgada pelo g1, a Roraima Energia informou que a interrupção do fornecimento de energia aconteceu devido ao sistema de distribuição.

"A Roraima Energia informa que nesta manhã, às 11h20, ocorreu interrupção total do fornecimento ao sistema de distribuição, causado pelo desligamento das usinas de geração que atendem ao Estado de Roraima" disse a Roraima Energia em nota.

Desde sua privatização em 2018, a Roraima Energia, anteriormente pertencente à Eletrobras, está sob controle do Consórcio Oliveira Energia. A empresa explicou à Agência Brasil que, até o momento, não havia identificado a causa da interrupção, mas indicou que o problema ocorreu na unidade geradora de energia.

Por não fazer parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), Roraima depende principalmente de usinas térmicas locais para sua geração de energia. Anteriormente, até março de 2019, parte da eletricidade era fornecida pela Venezuela, o que ajudava a compensar possíveis problemas na geração local. No entanto, atualmente, a maior parte da energia no estado é produzida pelas termelétricas operadas pela própria Roraima Energia.

Em novembro do ano passado, um apagão geral deixou a capital Boa Vista e todos os municípios de Roraima sem energia. O blecaute ocorreu por por volta de 5h58 do dia 23 de novembro e cerca de uma hora depois o fornecimento começou a ser estabilizado, segundo a empresa de fornecimento de energia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES