Apagão deixa três estados sem energia e governo acionará termelétricas

Falha em linha transmissora deixa Amapá, Mato Grosso do Sul e Sergipe sem luz

Apagão deixa três estados sem energia e governo acionará termelétricas | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma linha de transmissão que leva energia do Norte para outras regiões do país falhou, ocasionando uma queda no fornecimento de eletricidade na sexta-feira (28).

De acordo com fontes do governo, a falha foi registrada na linha de transmissão Xingu-Estreito, entre o Pará e São Paulo. Essa linha de transmissão é administrada pela Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), que não tem relação com a usina de Belo Monte. A empresa não se manifestou.

Essa situação desligou o fornecimento de energia para localidades ao menos no Centro-Oeste e no Sudeste. O número de estados e as regiões afetados pelo apagão não foi informado.

Apagão deixa três estados brasileiros sem energia- Foto: O Globo

O blecaute durou cerca de meia hora e a situação já teria sido normalizada. Cerca de 4 gigawatts de potência do sistema foram desligados no momento em que cerca de 70 GW estavam em operação.

Governo acionará termelétricas

O governo informou nesta sexta-feira (28) que o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que permite fazer leilões para contratar energia como forma de reserva no sistema. Como o jornal O GLOBO informou, o governo está estruturando um leilão extra a ser realizado ainda neste ano para a contratação de termelétricas que hoje não fazem parte do sistema de fornecimento de energia do país.

Termelétricas deverão ser acionadas após novo apagão- Foto: Petrobrás

O objetivo é garantir o suprimento de eletricidade e afastar qualquer risco de racionamento no segundo semestre. O decreto desta sexta permite a realização do leilão, que depende ainda de outros atos do governo.

Nota da Secretaria-Geral da Presidência da República diz que o objetivo do decreto é permitir que eventuais oscilações na demanda em razão de algum aumento no consumo ou em razão de flutuações na oferta devido à redução da geração em outras usinas sejam supridas sem que haja interrupção na prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica.

*As informações são do O Globo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES