Apartamentos ficam destruídos após explosão em prédio no Rio

O edifício tem 19 andares e 72 apartamentos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Uma forte explosão causou a destruição de apartamentos em um prédio da Rua General Olímpio Mourão Filho, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, por volta das 5h40 desta segunda-feira (18). Vários apartamentos foram danificados e pelo menos duas pessoas ficaram feridas, uma com gravidade — ela teria sido achada dentro de um dos apartamentos e foi encaminhada para o Hospital Miguel Couto, no Leblon. A outra foi retirada do edifício em uma maca. Bombeiros ainda procuravam por outras vítimas por volta das 8h40.

O edifício tem 19 andares e 72 apartamentos. A área foi isolada e bombeiros dos quartéis da Gávea e de Copacabana trabalhavam no local. Pedaços de concreto, de janelas e madeiras ficaram espalhados até por edifícios vizinhos. O Globocop flagrou também vazamento de água. Lojas ao redor do prédio ficaram danificadas.

Segundo o subsecretário de Defesa Civil, coronel Márcio Motta, tudo indica ter sido uma explosão provocada por gás. Às 8h45, o engenheiro da Defesa Civil, Daniel Guerra, descartou o risco de desabamento.

"A nível de estrutura integral do edifício não há risco de desabamento. Com o impacto, as lajes entre os pavimentos são muito finas então algumas tiveram colapso parcial. Então tem muito peso em cima das lajes onde elas foram depositadas. Então primeiro tem que ser retirado todo esse entulho, demolir essas lajes que romperam e ainda estão penduradas. Vai levar um tempo, peço um pouco de paciência", solicitou Daniel Guerra.

Segundo Motta, o prédio foi evacuado para a segurança dos moradores. Eles desceram com documentos, pertences mais importantes e animais de estimação.

Segundo os moradores, a explosão teria ocorrido no 10º andar, onde mora um alemão, que seria um dos feridos levados para o hospital. "Quando eu desci ele já tinha sido levado", contou uma moradora. O síndico do edifício afirmou que as vistorias e os laudos do prédio estão em dia.

Uma base foi montada no prédio ao lado para receber os moradores do edifício atingido pela explosão. O local será usado para passar as informações dos trabalhos dos bombeiros e da Defesa Civil.

Moradores assustados

O ator da TV Globo Mouhamed Harfouch mora há seis anos em frente ao prédio que explodiu. Segundo ele, o deslocamento de ar foi muito grande.

"Foi muito assustador, você não entendia o que estava acontecendo. Você ouviu a explosão, mas o barulho não terminava. Eu fui ao meu banheiro, um cheiro de queimado, os vidros da janela do banheiro todos quebrados. O meu play está todo acabado. Eu só falei: 'Amor, pega a nossa filha e sai para a escada", relatou o ator ao Bom Dia Rio.

Segunda uma moradora do prédio vizinho, Mariana Ruopp, a explosão foi muito forte e os moradores acordaram assustados. "Foi muito alto, o prédio é perto do meu. O meu apartamento ficou com as portas empenadas", contou.

Outra moradora do prédio vizinho, Eleonora Martins, afirmou que o barulho foi ensurdecedor. Ela contou também que algumas janelas da sua casa foram quebradas por causa da explosão. O forte barulho foi tão forte que os moradores da Rocinha também relataram o estouro nas redes sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES