Apenas 30% das crianças foram vacinadas contra pólio e sarampo, segundo FMS

Campanha Nacional de Multivacinação teve início no dia 08 de mês e será finalizado no dia 28 de novembro.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde realizou ontem (22) o segundo Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação contra Pólio e Sarampo. O objetivo é incentivar as mães a levarem seus filhos aos postos de vacinação, para serem imunizadas contra essas duas doenças.

A meta é vacinar 56.121 crianças, com idade entre seis meses e cinco anos. Até agora, a cinco dias de finalizar a campanha, apenas 30% do público-alvo foi imunizado.

Campanha Nacional de Multivacinação teve início no dia 08 de mês e será finalizado no dia 28 de novembro.

Nesses cinco dias, o presidente da FMS, Luiz Lobão, faz um apelo para que as mães compareçam às salas de vacinação, espalhadas por toda a cidade para imunizar seus filhos.

“As mães são nossas aliadas nessa campanha, nós precisamos que elas levem seus filhos aos postos de vacinação, para que elas nos ajudem a manter nossas crianças longe da paralisia infantil e do sarampo”, afirmou.

Durante toda essa semana a cidade contará com 104 salas de vacinação, espalhadas pelos vários bairros da capital, em todas as regiões da cidade. A diretora de Vigilância e Saúde da FMS, Amariles Borba, acredita que, apesar do percentual de 30% ter sido alcançado até agora, a FMS alcançará a meta dos 95% de crianças imunizadas.

“Nos nossos sistemas tem 30%, mas acredito que esse percentual é bem maior, pois muitas imunizações ainda não foram computadas. Por causa disso, acredito que vamos conseguir atingir a meta”, afirmou.

Ela afirmou ainda que é necessário que os pais compareçam às salas de vacina com seus filhos, para evitar que a doença entre novamente no Brasil, já que foram registrados casos recentes pelo mundo.

“É preciso que se imunizem as crianças, pois a doença está em ascensão no mundo. Recentemente a OMS publicou boletim, noticiando surto no Paquistão”, argumentou.

É necessário que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da criança para a confirmação das doses de Sarampo já administradas e para o registro das atuais doses.

Desde 1990 o Brasil não registra nenhum caso de Poliomielite, mas o vírus ainda está ativo em alguns países, principalmente na África. Já com relação ao Sarampo, entre 2013 e setembro de 2014 foram registrados 596 casos da doença no país, com maior concentração nos estados de Pernambuco, com 224 casos, e Ceará, com 365. Em ambos os estados, as crianças menores de 5 anos foram as mais acometidas.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES