Apenas 95 transexuais e travestis garantem uso de nome social no Enem

O pedido de uso do nome social no Enem foi realizado durante o ato da inscrição, nos dias 12 até 23 de maio deste ano

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (5) DO JORNAL MEIO NORTE

Se antes as transexuais reclamavam por melhoria no tratamento durante a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesta edição 2014, a novidade é que pela primeira vez, transexuais e travestis poderão utilizar o nome social no exame. Mas, no entanto, dos mais de 7 milhões inscritos no exame, apenas 95 pessoas fizeram a solicitação.

O pedido de uso do nome social no Enem foi realizado durante o ato da inscrição, nos dias 12 até 23 de maio deste ano, que por meio de uma declaração, indicava o nome como o travesti ou a transexual é chamada, juntamente, com o nome civil.

De acordo com Guta Duarte, 25 anos, estudante de serviço social, apesar de ter tido acesso a informação do direito de candidatos transexuais e travestis, poderem utilizar o nome social no Enem, não realizou a solicitação, por achar que o processo seria mais burocrático.

“Me inscrevi no Enem, mas não fiz a solicitação do meu nome social no ato da inscrição. Como realizei a inscrição no último dia, não busquei esse direito, principalmente, por achar que o processo seria mais complexo. No entanto, soube que é bem simples e possível de ser feito”, revela a estudante.

Já para a educadora social, Maria Laura, 36, que fará o Enem pela quinta vez, apesar da divulgação, muitas candidatas não tiveram conhecimento e não realizaram a solicitação durante a inscrição.

“Após ser confirmado do uso do meu nome social pelo Enem, muitas colegas se dirigiram a mim, que havia conseguido o direito, querendo saber como fariam para ter os seus nomes sociais citados no cartão do Enem, mas informei que o prazo já havia acabado.”, explica Maria Laura.

 

Repórter: Márcia Sousa

 

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES