Apesar do potencial produtivo, legislação de energia não beneficia o Piauí

“Isto se parece com a lei do ICMS, só que com efeito contrário. Quando você compra um televisor em São Paulo, o imposto sobre produção fica lá, e não no Piauí

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar do potencial produtivo do Estado no tocante à produção de energia, a legislação atual para produção e consumo não beneficia o Estado. Isso porque a lei atual é prejudicial aos produtores de energia e prejudica o Piauí, já que o imposto para consumo de energia não beneficia quem produz, apenas quem consome.

"Isto se parece com a lei do ICMS, só que com efeito contrário. Quando você compra um televisor em São Paulo, o imposto sobre produção fica lá, e não no Piauí.

Com a questão da energia, quem se beneficia são os estados que mais consomem, e não os que produzem", explica Luís Coelho, secretário de Mineração do Piauí.

Luís explica que a lei de impostos sobre energia tem esta configuração porque foi criada por um deputado do Sudeste - região que apresenta maior consumo de energia no Brasil, mas a menor produção.

"A solução é criar uma legislação que beneficie o Estado neste sentido. Como as leis tem o hábito de serem reformuladas, esta é uma que poderia ser beneficiada com uma atualização. O estado só vai ganhar com isso", aponta Luís.

O secretário estadual de Planejamento e Gestão da Economia, Antônio Neto, informou que o Estado dará todo o apoio e estímulo para empresários para o desenvolvimento do setor energético. Atualmente, o governo trabalha com dois eixos distintos de produção, um voltado para a zona rural e outro com os empresários.

A Fazenda Solare visa a produção de energia na zona rural, voltada para o consumo pessoal de agricultores. Em Teresina, o foco é trabalhar com os empresários, os estimulando a produzir sua própria energia durante o dia.

No fim do mês, será feito o balanço, que poderá gerar uma economia de 16% para o empresário. Frutos vêm de forma imediata e impulsionarão a economia.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES