Apicultores denunciam mortandade de abelhas por uso de agrotóxicos

A solicitação foi apresentada durante uma audiência da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados.

Apicultores fazem alerta contra uso de agrotóxicos que matam abelhas | André Borges/Agência Brasília
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apicultores de todo o Brasil estão fazendo um apelo urgente para o banimento imediato do Fipronil e de outros agrotóxicos, responsáveis por diversos casos de mortalidade de abelhas no país. A solicitação foi apresentada durante uma audiência da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. Reconhecendo a demora em adotar medidas concretas, o governo considerou a criação de um grupo de trabalho interministerial para superar obstáculos burocráticos.

As abelhas, essenciais para a produção de mel, desempenham um papel crucial na polinização, impactando a biodiversidade das plantas e a produtividade agrícola. No entanto, elas têm enfrentado desafios decorrentes das mudanças climáticas e, especialmente, da exposição a agrotóxicos que comprometem o sistema imunológico, afetam as glândulas produtoras de proteína da geleia real e resultam na destruição de colônias inteiras.

Ricardo Orsi, presidente da comissão técnico-científica da Confederação Nacional de Apicultores, destacou a natureza destrutiva do Fipronil. Mesmo em doses diluídas, esse agrotóxico mina gradualmente as colônias, levando à perda completa em questão de semanas. Outro agrotóxico amplamente utilizado no Brasil, o glifosato, não mata as abelhas, mas desorienta seu voo, altera glândulas e dificulta a criação de novas rainhas.

Marcelo Ribeiro, apicultor em Minas Gerais, testemunhou a perda de 80 colmeias devido à contaminação, identificando 40 princípios ativos de agrotóxicos em suas análises, com destaque para o Fipronil, que ele defende que seja banido imediatamente. O coordenador geral de agrotóxicos do Ministério da Agricultura, José Victor Costa, informou que o Fipronil está em reavaliação pela Anvisa e pelo Ibama, já tendo tido seu uso restrito desde março de 2023.

O secretário de biodiversidade e florestas do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias, reconheceu o atraso do governo em resolver o problema, destacando a significativa mortalidade de abelhas nos últimos anos devido aos agrotóxicos. Diante desse cenário, parlamentares como Padre João (PT-MG) e Pedro Uczai (PT-SC) propõem a criação de um grupo de trabalho interministerial para acelerar a resposta do governo. Além disso, Padre João defende a realização de concursos públicos para os órgãos de fiscalização e a retomada do Programa Nacional para Redução do Uso de Agrotóxicos (Pronara).

No âmbito das soluções, a chefe da divisão de pesquisa e inovação do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Adalgisa Ferreira, defendeu a transição agroecológica e o fortalecimento da agricultura familiar. O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) aposta em um controle fitossanitário mais eficaz para lidar com o problema. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES