Aplicativo de interação da população e governo será lançado no PI

O software, inicialmente está sendo chamado “De Olho na Gestão”

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aplicativo do Governo do Estado para interação entre o poder público e a sociedade está prestes a ser lançado. O projeto, desenvolvido pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio do Centro Unificado de Informação Aplicada (Cuia), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), agora, contará com o apoio da Ouvidoria-Geral do Estado e da Coordenadoria de Comunicação.

Representantes das quatro instituições estiveram reunidos para discutir os próximos passos do aplicativo. O software, inicialmente chamado "De Olho na Gestão", ainda não tem nome definido, mas está 90% concluído e deve ser lançada a primeira versão para download ainda neste semestre.

“Estamos realizando atualmente uma extensão para integrar o serviço de Ouvidoria do Estado, bem como ampliar o escopo de notícias. A intenção é que a CCom passe a alimentar as informações de notícias para que o usuário tenha, não somente uma funcionalidade de canal de manifestação e pedido de informação, mas uma visão do que está acontecendo em termos de ações do Estado”, explicou o professor da Uespi, Bringel Filho. Segundo o professor, a ATI também dá suporte ao projeto.

Por meio da ferramenta, o cidadão poderá enviar críticas, sugestões, denúncias, elogios e reclamações, além de poder realizar pedidos de informação, uma extensão do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC). A interação poderá ser feita pelas ferramentas já conhecidas dos usuários de tecnologia móvel como o botão 'curtir', 'comentar' e 'compartilhar', além de poderem enviar áudios, vídeos, textos e fotos.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Márcio Barros, a reuniões são fundamentais para definir a atuação dos órgãos para que o aplicativo esteja sempre atualizado. A Controladoria será o órgão responsável pelo gerenciamento do aplicativo.

"Vamos trabalhar em três frentes. A primeira delas é apresentação das ações do Governo, que ficará sob responsabilidade da CCom. A função de interação do cidadão com o Poder Público, por meio do envio de críticas, sugestões, denúncias, etc., ficará a cargo da Ouvidoria. A terceira linha, que envolve a CGE diz respeito ao acesso à informação e transparência. Iremos acrescentar alguns módulos do Portal da Transparência, o Sistema de Informação ao Cidadão e coordenar a utilização do aplicativo como um todo", explicou.

Márcio Barros destaca que o principal objetivo é aumentar a participação social nas ações do Governo e aproximar o cidadão da gestão pública.

"Já temos ferramentas como o Portal da Transparência, o Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). Queremos ir além, queremos aumentar a forma de interação do cidadão com o poder público e em virtude disso estamos lançando esse aplicativo. Isso é uma maneira do cidadão saber da atuação do Governo e a população vai poder interagir, concordando ou discordando dessas ações. Dessa forma, teremos um controle social maior das ações do Governo e uma interação maior do cidadão com o poder público", completou.

A ferramenta estará disponível na Play Store, loja online de aplicativos do Google, e poderá ser baixado gratuitamente por meio de aparelhos móveis como celular e tablet. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES