Apoiadora de Bolsonaro marca o número do presidente em bezerro; vídeo!

Após a imagem viralizar, a veterinária confirmou que é apoiadora do presidente, mas disse que número é por marcação de rebanho.

Bezerro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins resolveu abrir um procedimento para investigar uma profissional que gravou um vídeo marcando o rosto de um bezerro com o ferro quente com o número 22. A imagem viralizou nas redes sociais e a veterinária teve que se explicar. Em um vídeo, ela confirmou que é apoiadora de Bolsonaro, mas disse que o número é por marcação de rebanho, mas a marcação não corresponde ao padrão exigido. 

O vídeo mostra a mulher identificada como Fernanda Paula Kajozi marcando um bezerro com ferro quente com o número 22. O animal é segurado por um homem enquanto ela pisa no focinho do bicho e faz a marcação. A imagem foi compartilhada com áudio de uma música que diz 'vota, vota e confirma. 22 é Bolsonaro'. 

A imagem viralizou e foi questionada por influenciadores e protetores de animais. De acordo com o Ministério da Agricultura, existe liberação para marcação no rosto para vacinação e controle de rebanho. No entanto, em nenhuma delas mostra como padrão a forma feita pela veterinária, com o número 22.

Mulher marcou o número 22 no rosto do bezerro - Foto: Reprodução

No caso de fêmeas vacinadas contra a brucelose, o que especialistas apontam ser o caso filmado, o padrão é usar a sigla 'V' ou o último algarismo do número do ano da vacinação, no caso 2, seguindo a orientação do Ministério da Agricultura.

"As fêmeas vacinadas de 3 a 8 meses devem, obrigatoriamente, ser marcadas com ferro candente ou nitrogênio líquido, no lado esquerdo da face. Fêmeas vacinadas com a vacina B19 deverão ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação. Fêmeas vacinadas com a amostra RB51 deverão ser marcadas com um V", diz trecho do regulamento do Ministério.

Após a repercussão do caso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins informou que vai abrir uma investigação para adoção das medidas cabíveis.

"Caso fique provado ilícito, a profissional poderá responder Processo Ético que será analisado e julgado em Plenária, podendo ser punida", disse o órgão.

O que diz a veterinária

Após a repercussão nas redes sociais o vídeo foi excluído pela veterinária que também resolveu trancar a página no Instagram. Fernanda Paula Kajozi ainda gravou um vídeo se explicando, este arquivo também foi excluído, mas ainda aparece em outras páginas. Na imagem, ela confirma que fez a marcação, mas que estava fazendo por controle de rebanho -- apesar de não estar no padrão do Ministério da Agricultura -- e confirmou ser apoiadora de Bolsonaro.

"Eu não marquei 22 na cara do bezerro por conta do Bolsonaro, não. É porque você marca na cara do bezerro o ano, na paleta você marca o mês e atrás, na anca do bezerro, você marca a marca da propriedade, no caso a do meu pai é F1. Eu apenas filmei fazendo um procedimento que desde o mês um está fazendo e até o mês 12 vai estar fazendo. Ano que vem vai ser 23 e assim sucessivamente. Então não tem nada a ver com Bolsonaro. Mas eu sou Bolsonaro", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES