Após adiamentos e contratempos, Nasa lança foguete Artemis I rumo à Lua

Pouco antes do lançamento, um vazamento forçou a interrupção do fluxo de hidrogênio líquido na plataforma

Após adiamentos e contratempos, Nasa lança foguete Artemis I rumo à Lua | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após dois adiamentos e alguns contratempos de última hora, a Nasa enfim lançou o foguete SLS, da missão Artemis I, em direção à Lua. O primeiro horário de lançamento não foi cumprido, mas a agência espacial americana conseguiu reparar os defeitos dentro da 'janela de lançamento' de duas horas. Pouco antes do horário inicial previsto, os engenheiros tiveram de consertar falhas técnicas que ameaçavam estragar a festa novamente. As informações são do O Globo.

Primeiro foi um vazamento que forçou a interrupção do fluxo de hidrogênio líquido na plataforma móvel. Logo depois apareceu um novo problema, agora em um dos radares. Por volta de 2h, o 'The New York Times' estimou que o tempo gasto nos reparos poderia "comer a janela de lançamento" e forçar um novo adiamento porque teria consumido mais do que os 15 minutos previstos inicialmente.

Amantes do espaço se reuniram na Flórida para assistir ao lançamento do foguete SLS, o mais poderoso do mundo, na terceira tentativa de realizar a operação. Na última quarta-feira, o lançamento foi suspenso por conta da chegada da tempestade tropical Nicole ao estado americano da Flórida. O evento pôde ser acompanhado nas redes sociais e no canal de Youtube da Nasa. A missão não tripulada levará os Estados Unidos a um novo passo para o retorno de astronautas à Lua cinco décadas depois que os humanos caminharam pela última vez na superfície lunar.

O foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) se prepara para o lançamento do Artemis I — Foto: Divulgação 

A previsão é que, a partir de 2025, a Nasa envie astronautas para uma estadia de uma semana perto do polo sul da Lua, com uma tripulação que incluirá a primeira mulher e a primeira pessoa negra a pisarem no satélite da Terra. O foguete SLS leva uma cápsula sem astronautas e seu sucesso é um teste crucial para os planos da agência espacial americana.

— Este foguete custou muito suor e lágrimas — disse o chefe da NASA, Bill Nelson, na terça-feira.

— Isso nos permitirá voar para a Lua e voltar após décadas — disse ele.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES