Após atacar torre de TV, Rússia atinge memorial do Holocausto, diz Ucrânia

Desde o fim de semana, forças russas tentam fechar o cerco à cidade. É o sexto dia de guerra no país. Além de Kiev, outros locais também foram alvo de ataques

russia | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Memorial do Holocausto, em Kiev, foi atingido na tarde desta terça-feira (1º) por uma explosão. Ele fica próximo de uma torre de TV, que havia sido atingida pelos russos mais cedo. As informações são do Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, que divulgou que ao menos cinco pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas com as explosões.   Em Kharkiv, sete morreram em explosões. 

Leia Mais

Desde o fim de semana, as forças russas tentam fechar o cerco à cidade. É o sexto dia de guerra no país. Além de Kiev, outros locais também foram alvo de ataques, como Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana, e Sumy, Mykolaiv, Uman, Khmelnytsky e Zhytomyr.

Nas redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, disse que a "história está se repetindo" — o Memorial do Holocausto Babi Yar é o local onde nazistas mataram mais de 30 mil judeus em dois dias, em 1941. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, informou que dois mísseis atingiram a torre de TV e todas as vítimas passavam pela calçada. O Ministério da Defesa russo justificou a ofensiva como uma forma de "suprimir ataques de informação contra a Rússia".

 

Volodymyr Zelensky, disse em entrevista à imprensa internacional que as forças russas precisam parar de bombardear cidades ucranianas antes das novas negociações de cessar fogo.

Nesta semana, representantes dos dois países se encontraram na fronteira com Belarus, mas a reunião rendeu poucos progressos.

"É necessário pelo menos parar de bombardear as pessoas, apenas parar o bombardeio e depois sentar-se à mesa de negociações", disse em uma entrevista conjunta a jornalistas da Reuters e da CNN.

 Homem reage dentro de um veículo destruido por bombardeio em Brovary, perto de Kiev — Foto: Efrem Lukatsky/Reuterd 

China faz 1º contato com Ucrânia e pede negociação para solucionar guerra

O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, telefonou para seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, nesta terça-feira, e pediu uma resolução do conflito por meio de negociação - anunciou a imprensa estatal, mostrando o esforço de Pequim de manter um certo equilíbrio diplomático.

Essa foi a primeira ligação divulgada entre os representantes dos dois países em seis dias de guerra na Ucrânia. Wang Yi também disse a Kuleba que Pequim "lamenta profundamente este conflito que eclodiu entre Ucrânia e Rússia e presta extrema atenção à dor sofrida pelos civis", informou a emissora estatal CCTV.

O chanceler chinês pediu aos dois países que "encontrem uma forma de resolver o problema mediante negociações", acrescentou a mesma fonte.

Jogadores brasileiros que estavam na Ucrânia no país chegam ao Brasil após dias de incerteza

Desde antes da guerra na Ucrânia, jogadores que atuavam no país viviam momentos de incerteza. A pré-temporada não foi disputada em solo ucraniano - já por causa da tensão com a Rússia -, mas sim na Turquia. Três dias após o fim da primeira etapa do campeonato, os profissionais desembarcaram na Ucrânia. Nesse momento se depararam com a escalada dos conflitos armados entre Ucrânia e Rússia.

Jogadores brasileiros que estavam na Ucrânica chegam no Brasil 

Forças russas atacam torre de TV em Kiev e cinco pessoas morrem

Forças russas atacaramm torre de TV em Kiev, diz governo ucraniano. O assessor do Ministério do Interior do país, Anton Herashchenko, confirmou a informação em suas redes sociais.

Forças russas atacam torre de TV em Kiev, diz governo ucraniano (Foto: Carlos Barria/Reuters) 

O governo da Ucrânia informou que cinco pessoas morreram após ataque a torre de TV em Kiev.

Zelensky conversa com Biden

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em sua conta no Twitter que falou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

"Acabei de conversar com o @POTUS. A liderança americana nas sanções contra a Rússia e a assistência para defesa da Ucrânia foram discutidas. Nós devemos parar o agressor o mais rápido possível. Obrigado pelo seu apoio!".

Mais de 600 mil refugiados

A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) informou que 660 mil pessoas fugiram da Ucrânia para países vizinhos nos últimos seis dias.

Uma mulher abraça uma menina enquanto refugiados da Ucrânia esperam por transporte na fronteira entre a Moldávia e a Ucrânia, em 1º de março de 2022 (Foto: Nikolay Doychinov/AFP) 

Todos os países vizinhos mantiveram até o momento as suas fronteiras abertas para os refugiados. A maioria das pessoas fugiu para Polônia, Hungria, Moldávia, Romênia e Eslováquia.

Segunda rodada de conversas acontecerá na quarta-feira, diz agência de notícias russa

Uma segunda rodada de negociações entre representantes da Rússia e da Ucrânia para tentar interromper a invasão do território ucraniano deve acontecer na quarta-feira (2), segundo a agência de notícias russa Tass, que citou uma fonte do lado russo das conversas.

A primeira rodada ocorreu na segunda-feira, e não teve nenhum resultado definitivo. Os dois lados afirmaram que iriam marcar um segundo encontro.

A Rússia vai atacar locais de serviços de segurança em Kiev, dizem agências

A Rússia vai atacar locais que pertencem aos serviços de segurança e à unidade de operações especiais da Ucrânia em Kiev, afirmou o Ministério de Defesa russo, segundo as agências de notícias Tass e RIA (ambas russas).

O ministério russo afirma que a medida será tomada para evitar “ataques de informação” contra a Rússia.

Segundo as agências, os russos pedem para que as pessoas perto dos locais em Kiev deixem as áreas.

Pelo menos sete pessoas morreram em Kharkiv, diz jornal

O ataque a um prédio de governo na cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia, deixou 7 mortos e 24 feridos, de acordo com o jornal "The New York Times", que afirma ter ouvido os números de funcionários dos serviços de emergência.

A explosão aconteceu na manhã desta terça-feira (1º). Há relatos de que na segunda-feira ao menos 9 pessoas morreram em ataques na cidade, uma das que foram mais atingidas nos seis dias da invasão russa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES