Após ataques, ônibus voltam a circular em Natal nesta segunda

Serviço chegou a voltar parcialmente no último sábado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após três dias completos de paralisação, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN) informou que, desde as 6h desta segunda-feira (23), a frota de ônibus na capital está voltando ao trabalho progressivamente. 

Os ônibus pararam de circular na última quinta-feira (19), após uma série de ataques a prédios públicos e a veículos de transportes urbanos. Os ataques são relacionados à transferência de 220 presos da penitenciária estadual de Alcaçuz para outras unidades do estado, ocorrida na última quarta-feira (18). 

No último sábado (21), o serviço de transporte de ônibus chegou a voltar parcialmente, com a tentativa de usar 30% da frota. No final da tarde, no entanto, houve nova paralisação.

De acordo com o diretor de comunicação do SSintro-RN, Harley Davidson, a desistência de regularizar a frota nas ruas foi provocada por um novo ataque ocorrido no bairro Felipe Camarão, onde a empresa Nossa Senhora da Conceição opera um terminal.

“Um homem quebrou o para-brisa do veículo com uma coronhada de arma calibre 12. Supomos que era um aviso para não circular. A Polícia Militar (PM) foi acionada e os veículos retirados de circulação”, contou. 

Voltando aos poucos

Neste domingo (22), os rodoviários e as empresas decidiram não sair às ruas. Nesta segunda, Davidson afirma que a volta foi motivada pela presença das Forças Armadas. “Hoje a gente consegue ver a presença deles nas ruas, estão dando apoio nos terminais”, explica. “A expectativa é retomar a frota completamente, queremos isso. Se não houver novos ataques podemos ter 100% dos veículos circulando."

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano do Rio Grande do Nortes (Seturn-RN) divulgou nota em que aguarda o retorno “paulatinamente” dos ônibus em Natal nesta segunda e justifica a suspensão do serviço. “Não há como disponibilizar a frota à população, pois o risco é iminente e os prejuízos incalculáveis. A preocupação não é pela depredação do patrimônio das empresas, mas, principalmente, para preservar a integridade física dos seus funcionários e clientes”, diz o texto.

A nota pede forças de segurança em tempo integral nas rotas de ônibus, terminais e garagens das empresas para que o serviço seja normalizado completamente. O Seturn também informa que vai solicitar compensação do governo para os dias em que os ônibus não circularam. "Precisamos urgentemente de compensação para fazer superar os enormes e insuportáveis prejuízos que tivemos com perda de patrimônio e falta de faturamento”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES