Após briga com prefeito Eduardo Paes, músico pede para que polícia arquive caso

O governador Sérgio Cabral disse que o prefeito ficou chateado com a briga

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O músico Bernardo Botkay, de 30 anos, e sua mulher, a atriz Ana Maria Bonjour, de 34, que se envolveram numa briga com o prefeito Eduardo Paes no último domingo, prestam depoimento na 15ª DP (Gávea), na tarde desta terça-feira. O casal informou que desistiu de entrar com representação contra os seguranças de Paes e não cogita fazer nenhuma denúncia contra o prefeito. A confusão ocorreu na porta de um restaurante no Horto, na madrugada do último domingo. Segundo o delegado Orlando Zaccone, titular da 15ª DP, o caso será arquivado ainda nesta terça-feira. De acordo com ele, o músico, conhecido como Botkay, contou que insultou o prefeito, que foi agredido, mas quer cancelar a queixa:

? Eles renunciaram ao direito de representação e, por isso, vou enviar ainda hoje o inquérito para arquivamento.

O músico e a namorada distribuíram uma nota aos jornalistas, na qual enfatizam que o caso deve ser retirado da esfera criminal e colocado na esfera política. Em nota, o músico diz que "Eu, Botika, fui agredido fisicamente com dois socos desferidos pelo prefeito após ter xingado o mesmo. O início do que o prefeito chamou, em nota, de desentendimento físico, partiu única e exclusivamente de Eduardo Paes, sem revide físico por minha parte. Em outros lugares do mundo, a legislação prevê prisão para a ação de se agredir alguém com soco." Ainda em nota, o músico destaca que "nossa crítica é contra o poder municipal que loteia nossa Cidade, desapropria e expulsa os pobres, abrindo lugar para os ricos". Apesar das críticas, o casal desistiu de levar o caso adiante.

Nesta segunda-feira, Zacone havia classificado o episódio de ?uma história mal contada, com coisas estranhas, que precisam ser esclarecidas?. O delegado queria esclarecer alguns pontos, pois o músico, que dizia ter levado dois socos de Paes após agredi-lo verbalmente com palavrões, aparecia como testemunha e não como vítima no registro de ocorrência (R.O.) na delegacia. No Instituto Médico-Legal, quem fez exame de corpo de delito foi a mulher de Botika e não ele. Por sua vez, o prefeito não consta no R.O. como agressor, mas pediu desculpas à população, admitindo que excedeu limites e partiu para a agressão.

? No mínimo, é esquisito o músico não ter dito na delegacia que levou um soco do prefeito e aparecer no registro como testemunha. Ele diz que fez exame de corpo de delito, mas a verdade é que quem fez foi a mulher dele, que teria machucado o joelho por truculência dos seguranças. Já o prefeito assume publicamente que agrediu o músico e pede desculpas. Está tudo muito estranho ? diz Zaccone.

O caso chegou às redes sociais. O escritor e filósofo Francisco Bosco, que estava com Paes, confirmou no Facebook que ele perdeu a cabeça: ?As agressões verbais com xingamentos não paravam, então, eu pedi a Botikay (que conheço, sem intimidade, há anos) que parasse com aquilo. E as agressões eram destituídas de qualquer argumentação; puro xingamento e ironia pretensamente superior. Temendo que a situação se agravasse, me levantei para conversar com Botikay. Segundos depois vi, para minha perplexidade, o prefeito agredindo Botikay, fisicamente. De minha parte, só o que fiz foi separar?.

Bernardo Botkay disse ao GLOBO, nesta segunda-feira, que não se arrepende de ter agredido verbalmente Paes. Mas que, orientado pela advogada, não falaria sobre o caso. Enquanto isso, em entrevista à Band News, o prefeito se desculpou.

? Estava com minha mulher. Não deveria ter tido a reação porque sou prefeito. Nunca briguei na rua nos meus 20 anos de vida pública. Reagi como Eduardo em uma situação inusitada. Eles estavam enfurecidos. Fui muito xingado ? disse Paes, afirmando que os seguranças só intervieram depois de algum tempo. ? Todo cidadão pode cobrar de mim, mas tudo tem limite. O músico não deve ser a pessoa das mais equilibradas. Mas isso não justifica minha atitude.

O governador Sérgio Cabral disse que o prefeito ficou chateado com a briga:

? Não se justifica, mas ele foi muito agredido. Ele tinha acabado de ver o show do João Bosco, estava curtindo a noite. Se discordam do prefeito, há formas de abordá-lo, mas não insultando a pessoa.

O episódio foi notícia no site do ?New York Times?. Sob o título ?Brasil: prefeito dá soco na cara de morador?, o texto afirma que o fato aconteceu depois de o prefeito ter sido xingado por um eleitor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES