Após cirurgia, Bolsonaro aceita bem dieta cremosa, diz boletim médico

Presidente recomeçou a alimentação cremosa na noite de sábado, após sete dias internado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro (PSL), que se recupera há sete dias de uma cirurgia realizada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, aceitou bem o início da dieta cremosa iniciada na noite de sábado (14), quando ele recebeu uma sopa de mandioquinha.

Ele estava se alimentando apenas de dieta líquida desde sexta-feira (13).

Agora, haverá redução do volume da alimentação parenteral (que ele recebe na veia). O presidente continua tendo melhora progressiva nas funções intestinais.

"O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, continua apresentando melhora clínica progressiva. Permanece sem dor, afebril e com melhora dos movimentos intestinais. Mantida a dieta cremosa com boa aceitação e, hoje, daremos início a redução do volume da alimentação parenteral (endovenosa). Persiste com fisioterapia respiratória e motora, caminhando frequentemente pelo corredor. As visitas seguem restritas", diz o boletim divulgado neste domingo.

Segundo o porta-voz da presidência, Otávio Rêgo Barros, os exames do presidente estão normais e, assim que ele tiver a dieta baseada apenas em alimentos, poderá ter alta médica.

"Hoje, a nutrição parenteral será reduzida. No final da tarde, o médico vai analisar se pode passar pra dieta pastosa. Passando para pastosa e tirando a nutrição parenteral, o presidente pode ter alta", disse Rêgo Barros.

“Os médicos saíram do quarto do presidente vivamente impressionados com a recuperação do presidente, como ele vem recebendo bem essa modificação de ingestão calórica e o passo, a ultrapassagem dessa fase de cremosa para pastosa definirá, junto com outros parâmetros também, a saída do nosso presidente aqui do hospital. Estamos, enfim, bastante satisfeitos com a evolução do presidente, esperamos que ele no prazo mais próximo possível nós tenhamos a saída”, acrescentou.

"O presidente está com ânimo excelente", salientou.

Viajem a NY

O porta-voz salientou que o cirurgião responsável pela recuperação de Bolsonaro, Antonio Luiz Macedo, disse que a equipe médica se dispôs a ir a Brasília avaliar as condições do presidente antes dele possivelmente viajar para a Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, no dia 24 de setembro.

"A equipe médica se dispôs a ir a Brasília para avaliar, antes da viagem à Nova York. Estamos mantendo o planejamento com bastante esperança que se realize efetivamente", disse Barros, sobre a possibilidade de Bolsonaro ir à abertura do evento da ONU.

Retirada da sonda

Bolsonaro teve retirada a sonda nasográstica na sexta-feira (13), quando voltou a receber dieta líquida. Até então, ele vinha se alimentando apenas por dieta endovenosa.

Neste domingo, o presidente está acompanhado da primeira-dama, Michele Bolsonaro, e do filho, Carlos. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve no hospital, mas não conseguiu conversar com o presidente.

Esta foi a quarta operação desde a facada sofrida por ele durante a campanha eleitoral de 2018. Desta vez, o objetivo era corrigir uma hérnia (saliência de tecido) surgida no local das intervenções anteriores.

Desde domingo (8), o vice-presidente Hamilton Mourão ocupa o cargo de presidente da República de forma interina.

Às 19h desta quinta (12), Bolsonaro fez uma live no Facebook e falou pela primeira vez desde que passou pela cirurgia de hérnia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES