Após cortes no orçamento, IBGE cancela contagem da população

. Como não há nova previsão para realização do levantamento, é possível que uma nova contagem de população só ocorra no Censo de 2020.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


O corte no orçamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já afeta as atividades que serão desempenhadas pelo órgão em 2016. A contagem da população brasileira prevista para o ano que vem foi cancelada “em razão de contenção orçamentária”, informou a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, em comunicado interno enviado aos funcionários nesta terça-feira, 24.

Outras pesquisas estão ameaçadas este ano, caso o governo federal não aprove a realização de concurso para contratação de novos servidores, afirmou Wasmália aos chefes de unidades estaduais do IBGE, em videoconferência. Quanto à contagem populacional, o corte do valor destinado ao levantamento no orçamento de 2015 foi informado em setembro do ano passado, mas a direção do IBGE vinha, desde então, tentando reverter essa decisão junto ao Ministério do Planejamento.

A pasta confirmou na segunda-feira, 23, que será "impossível realizar a contagem em 2016", informa o comunicado enviado aos funcionários. Inicialmente prevista para ocorrer em 2015, a pesquisa já havia sido adiada para 2016 pelo mesmo motivo. Como não há nova previsão para realização do levantamento, é possível que uma nova contagem de população só ocorra no Censo de 2020.

Intitulada “Corte no Orçamento confirma impossibilidade de realização da Contagem da População em 2016”, a mensagem interna frisa que a decisão ocorreu “a despeito de a instituição estar preparada tecnicamente para a sua realização’. A pesquisa, que envolve cerca de 80 mil recenseadores, custa mais de R$ 1 bilhão. Para realizar a contagem em 2016, o IBGE precisava começar agora a planejar a aquisição de infraestrutura e a contratação de funcionários temporários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES