Após duas renúncias, mais um diretor deixa a Anac

Após duas renúncias, mais um diretor deixa a Anac

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor da Anac (Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil) Leur Lomanto renunciou ao cargo na tarde desta quinta-feira. ? o terceiro diretor que deixa a ag?ncia desde o dia 24 de agosto, quando Denise Abreu renunciou.

A ag?ncia informou que Lomanto protocolou sua ren?ncia por volta das 14h no Minist?rio da Defesa.

"Apesar do ataque sistem?tico de v?rias e poderosas for?as, a ANAC vem cumprindo seu papel com efici?ncia, n?o se curvando a press?es, quaisquer que sejam, sempre procurando atender ao usu?rio e proporcionando cen?rios em que as companhias a?reas pudessem competir com regras claras, dentro de uma economia de mercado. Se colocada em uma balan?a isenta de paix?es e emo?es, a ANAC acertou muito mais que errou ao longo de sua trajet?ria", diz nota assinado por Lomanto.

Ao apresentar a ren?ncia, Lomanto solicitou que o ministro da Defesa, Nelso Jobim, encaminhe ao presidente Luiz In?cio Lula da Silva uma carta na qual alega "motivos de ordem pessoal" para deixar o cargo.

Ren?ncias

Desgastada por quase um ano de crise a?rea, pela trag?dia do v?o 3054 e pela acusa??o de que teria apresentado um documento sem validade ? ju?za Cec?lia Marcondes, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3? Regi?o, Denise Abreu n?o resistiu. A norma de seguran?a tinha como objetivo derrubar a restri??o de uso da pista do aeroporto de Congonhas (zona sul de S?o Paulo), determinada em fevereiro pela Justi?a Federal.

No dia 28 de agosto, Jorge Luiz Veloso, respons?vel pela ?rea de seguran?a da Anac, tamb?m deixou o cargo.

Como s?o indicados pelo presidente da Rep?blica com o aval do Senado Federal, os diretores das ag?ncias reguladoras n?o podem ser demitidos ou seja, s?o obrigados a renunciar.

O ministro da Defesa ainda n?o definiu os nomes que substituir?o os diretores. A expectativa era de que ele apresentasse hoje suas indica?es ao presidente Luiz In?cio Lula da Silva, o que ainda n?o ocorreu.

A expectativa, agora, ? pela sa?da de outros dois diretores Milton Zuanazzi e Josef Barat. A Anac s? pode deliberar com, no m?nimo, tr?s dos seus cinco diretores.

Crise A?rea

Ao contr?rio do presidente da Anac (Ag?ncia Nacional de avia??o Civil), Milton Zuanazzi, o presidente Lula admitiu hoje que a crise a?rea ainda n?o acabou. Em entrevista concedida a oito emissoras de r?dio, Lula afirmou que o governo est? se empenhando para "arrumar a casa direitinho" em busca de solu?es que resolvam a crise.

No entanto, afirmou que os atrasos devem persistir. "Eles [atrasos] ocorrem n?o s? no Brasil, como na China, na Inglaterra e no mundo inteiro", disse o presidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES