Após os alagamentos em Alagoas, 31 municípios entram em alerta; veja quais

De acordo com o boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, as chuvas que caem em Alagoas desde sexta-feira atingiram 22.030 pessoas.

Após os alagamentos em Alagoas, 31 municípios entram em alerta; veja quais | Pei Fon / Agência Alagoas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com chuvas fortes desde esta sexta-feira (07), alguns municípios de Alagoas vem sofrendo forte impacto, aumentando o número de desalojados subindo para 22 mil e 31 cidades afetadas. O governo de Alagoas decretou estado de emergência e reforçou que a situação irá demandar esforços coordenados para garantir a segurança e apoio necessário aos afetados pelas inundações.

De acordo com o boletim divulgado neste domingo (09), pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, as chuvas que caem em Alagoas desde sexta-feira atingiram 22.030 pessoas. Desse total, 2.756 estão desabrigadas – ou seja, perderam suas casas – e outras 19.273 tiveram que deixar as suas residências, ficando desalojadas. No município de Joaquim Gomes uma pessoa morreu.

O levantamento da Defesa Civil informa ainda que Matriz de Camaragibe é o município com o maior número de pessoas atingidas, com 3.548 no total, sendo 390 desabrigados e outros 3.158, desalojados. Em seguida aparecem Marechal Deodoro com 3.004 pessoas afetadas, São Miguel dos Milagres, com 2.860 pessoas afetadas, União dos Palmares (2.302, Rio Largo (2.108)), Atalaia (1.624), Cajueiro (1.336), Murici (1.200) e Jacuípe (1.040).

O governador Paulo Dantas, que no último sábado (08) havia decretado situação de emergência em 29 municípios alagoanos, em novo decreto publicado neste domingo (9), ampliou para 31 o número de municípios em situação de emergência, em decorrência dos estragos causados pelas chuvas intensas que atingiram o estado nos últimos dias.

Ainda no sábado, Paulo Dantas se reuniu com 17 dos 29 prefeitos que tiveram seus municípios atingidos pelas chuvas, para traçar estratégias que garantam assistência às famílias afetadas. Na ocasião, o governador ouviu as solicitações e encaminhou algumas delas, deferindo pedido dos prefeitos de Pilar, Renato Filho, e Rio Largo, Gilberto Gonçalves.

“Estou determinando que o Gabinete Civil e a Secretaria de Governo implantem um novo comitê permanente de prevenção às enchentes e trabalhe com os prefeitos para minimizar os efeitos das fortes chuvas”, informou.

Antes, no início da tarde deste sábado, durante reunião com os secretários de Estado para fazer um balanço dos seis meses de governo, Paulo Dantas disse que informou a situação dos municípios alagoanos aos ministros Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Renan Filho (Transportes) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

“Todos se colocaram à disposição do Estado e dos municípios atingidos fortemente pelas chuvas”, disse Paulo, lembrando que o governo federal tem programas que auxiliam os desalojados e desabrigados. “O governador informou que a Secretaria Nacional de Defesa Civil irá enviar técnicos para apoiar as defesas civis municipais na formulação de um plano de emergência”.

Paulo Dantas também informou que o governo de Alagoas vai encaminhar recursos financeiros para os municípios atingidos. Os recursos serão utilizados para compra de kits emergenciais compostos de água potável, colchões e cestas básicas.

Desabastecimento de água

Segundo a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), as chuvas também comprometeram o abastecimento de água em pelo menos 15 municípios no Estado. Em três deles – Jacuípe, Joaquim Gomes e Murici – a situação foi ocasionada por problemas de energia elétrica.

Em outros 12, o abastecimento ficou comprometido devido ao aumento do nível dos rios. Foram eles: Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Maceió, Satuba, Rio Largo, Pilar, Messias, Murici, Capela, Maribondo, Novo Lino e Colônia Leopoldina. A Casal também segue monitorando o abastecimento de água nos municípios de Paulo Jacinto, Quebrangulo, Ibateguara, Jundiá, Campestre e Palmeira dos Índios, onde as chuvas deixaram a companhia em estado de alerta.

Veja a relação de municípios que tiveram situação de emergência decretada pelo governador Paulo Dantas: Atalaia; Barra de Santo Antônio; Barra de São Miguel; Branquinha; Cajueiro; Capela; Colônia Leopoldina; Coqueiro Seco; Flexeiras; Ibateguara; Jacuípe; Joaquim Gomes; Maragogi; Marechal Deodoro; Matriz de Camaragibe; Murici; Paulo Jacinto; Paripueira; Passo de Camaragibe; Penedo; Pilar; Quebrangulo; Rio Largo; São José da Laje; Santana do Mundaú; São Luís do Quitunde; São Miguel dos Campos; São Miguel dos Milagres; Satuba; União dos Palmares e Viçosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES