Após período ruim em 2022, indústrias do Agro retomam crescimento em 2023

Segundo o índice, os setores de produtos têxteis e alimentos de origem vegetal se destacaram individualmente em março

Após período ruim 2m 2022, indústrias do Agro retomam crescimento em 2023 | CNA/Wenderson Araújo/Trilux
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No mês de março, após dois meses consecutivos de declínio, a atividade industrial do agronegócio registrou um retorno ao crescimento no país. Essa análise é baseada nos dados do Índice de Produção Agroindustrial PIMAgro, desenvolvido pelo Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGVAgro).

Conforme as informações fornecidas, houve um crescimento de 1,4% tanto nos segmentos de produtos alimentícios e bebidas quanto nos segmentos não alimentícios. Em comparação com o mês de fevereiro, os segmentos de produtos alimentícios e bebidas registraram um aumento de 1,6%, enquanto os segmentos não alimentícios apresentaram um crescimento de 1,2%.

Segundo o índice, os setores de produtos têxteis e alimentos de origem vegetal se destacaram individualmente em março, registrando um crescimento de 4,4% e 3,7%, respectivamente. No entanto, os segmentos de fumo e insumos agropecuários foram os únicos a apresentar uma queda ao encerrar o mês de março.

O aumento da atividade na agroindústria em março foi um dos resultados da recuperação geral da economia brasileira. No entanto, os pesquisadores da FGV destacam que fatores como a taxa de juros elevada e o mercado de trabalho enfraquecido, com altos níveis de informalidade, continuam limitando uma recuperação mais significativa nos negócios das indústrias do agronegócio. 

(Com informações do Valor Econômico)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES