Após quase 11 anos, Dom Jacinto Brito deixa governo da Igreja de Teresina

Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Jacinto Brito.

Dom Jacinto Brito | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após quase 11 anos  de pastoreio  à frente da Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito deixará o governo da Igreja Católica na capital. Na próxima segunda-feira (13) será realizada uma Santa Missa, às 17h30, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores (Praça Saraiva) para agradecer e homenagear os trabalhos de Dom Jacinto. Toda a comunidade é convidada a participar deste momento.

Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Jacinto Brito e nomeou, no último dia 04 de janeiro, Dom Juarez Sousa da Silva como o oitavo Arcebispo Metropolitano de Teresina. Atualmente, Dom Jacinto Brito exerce a função de administrador apostólico.

Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina | FOTO: Divulgação

“Eu entrego o pastoreio da Arquidiocese de Teresina que me foi confiada pelo Senhor através do Santo Padre, o Papa Bento XVI, com muita gratidão e confiança. Agora passo o pastoreio por mandato do Santo Padre, o Papa Francisco, ao querido e irmão Dom Juarez”, externa.

Dom Jacinto Brito externa um convite a toda comunidade de fé. “É com imensa alegria que convido a todos os irmãos e irmãs da Arquidiocese, principalmente aqueles com quem trabalhei mais de perto nas pastorais, movimentos, na cúria diocesana e nos setores, para que possam se fazer presentes na próxima segunda-feira na nossa Catedral, para que em ação de graças agradeçamos ao Senhor por toda essa trajetória”, finaliza.

Posse do novo arcebispo será em fevereiro

A posse do novo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Sousa está prevista para acontecer no dia 25 de fevereiro, a partir das 16h, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores. Após transferência de gestão, Dom Jacinto Brito torna-se bispo emérito na Arquidiocese de Teresina. Na igreja, este título é concedido a um bispo diocesano cuja renúncia foi aceita. Mesmo não exercendo funções de governo, continua a participar de atividades pastorais e a colaborar com a missão evangelizadora da Igreja.

Trajetória episcopal na Igreja de Teresina

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho chegou à capital do Piauí na tarde do dia 6 de maio de 2012, para assumir a sua mais nova missão. Designado pelo Papa Bento XVI como o novo arcebispo metropolitano de Teresina, sob o lema “Por Tua Palavra lançarei as redes”, nestes quase 11 anos seu episcopado ficou marcado pela valorização do protagonismo laical, o fomento de novas vocações, além da criação de paróquias, diaconias e áreas pastorais.

Em comunhão com o Santa Padre, o Papa Francisco, que incentiva a Igreja a estar em permanente estado de saída indo ao encontro das necessidades das pessoas, Dom Jacinto criou 17 diaconias, 15 áreas pastorais e 12 paróquias. Com tais ações, a Arquidiocese de Teresina buscou responder aos desafios da atualidade, ajudando aqueles que mais necessitam.

Dom Jacinto Brito deixa governo da Igreja e se torna bispo emérito na Arquidiocese de Teresina | FOTO: DivulgaçãoPara atender aos novos desafios pastorais, Dom Jacinto ordenou 56 diáconos permanentes a serviço da Igreja particular de Teresina, homens que são chamados para servir a comunidade nos mais diversos espaços eclesiais, através da pregação da Palavra e da atenção aos menos favorecidos. O arcebispo também ordenou 25 padres, preparando-os para viver a sua vocação, desenvolvendo um trabalho de referência na promoção vocacional na Igreja do Piauí.

No âmbito litúrgico, Dom Jacinto Brito reestruturou a Comissão Arquidiocesana de Liturgia, incentivando a criação de setores para o acompanhamento e animação direta dos mais diversos serviços e ministérios. Além disso, foi no seu pastoreio que se estabeleceu a distribuição da Sagrada Comunhão nas espécies do Pão e do Vinho, reforçando a força gestual da Eucaristia em todas as missas realizadas em nossa Igreja Particular.

Além disso, Dom Jacinto priorizou o resgate histórico da Arquidiocese de Teresina com a reestruturação do Setor de Arquivo, além da elaboração da Coleção Sucessores dos Apóstolos e da organização e disponibilização do Guia Arquidiocesano, aproximando dos fiéis as informações eclesiais.

Outras importantes medidas promovidas durante seu episcopado foram a implantação do Tribunal Eclesiástico gratuito, facilitando o acesso dos fiéis à Justiça Canônica, além das criações do Setor Bíblico Arquidiocesano, Capela Universitária São Paulo VI, Associação Padre Pedro Balzi e, mais recentemente, a implantação da Associação dos Médicos Católicos de Teresina.

Entre os eventos arquidiocesanos criados em seu pastoreio, destacam-se a Assembleia do Povo de Deus, Assembleia de Caridade e a procissão do ‘Teresina Ressuscita com Cristo’, que anualmente reúne uma multidão de fiéis para celebrar a Páscoa.

Ao longo destes anos, Dom Jacinto realizou mais de 20 visitas pastorais missionárias em todas as foranias da Arquidiocese de Teresina com o objetivo de conhecer, de forma direta, a realidade de cada paróquia e suas comunidades locais, animando a missão evangelizadora, apoiando e orientando as atividades desenvolvidas no âmbito administrativo e pastoral



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES