Após ser derrubado em missa, papa Bento 16 pede tolerância

O papa foi derrubado antes da Missa do Galo por uma mulher que burlou a segurança

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O papa Bento 16 parecia não ter sido afetado pelo ataque que sofreu em plena Missa do Galo na noite desta quinta-feira ao pedir tolerância e tratamento humano aos imigrantes na tradicional mensagem do dia de Natal na praça de São Pedro.

Horas antes, ao entrar na Basílica São Pedro para celebrar a missa, o papa foi derrubado por uma mulher que pulou a barricada de proteção do corredor e correu em sua direção. Quando os seguranças a derrubaram, ela agarrou nas roupas do papa e o puxou junto.

O Vaticano descreveu a agressora como "mentalmente instável", com problemas psiquiátricos. Gregorio Borgia/AP Aparentemente sem nenhum sequela do ataque, Bento 16 pede tolerância e acolhimento e sua tradicional mensagem de Natal Aparentemente sem nenhum sequela do ataque, Bento 16 pede tolerância e acolhimento e sua tradicional mensagem de Natal

O papa fez seu tradicional discurso "Urbi et Orbi" (À Cidade e ao Mundo) enviando uma mensagem de esperança aos aflitos. Ele reconheceu o sofrimento daqueles afetados pela crise financeira global, pela guerra e conflitos. "Que seus corações sejam preenchidos de esperança e alegria pelo salvador que nasceu para nós", disse o papa, que enviou a mensagem de Natal em 65 línguas.

O Vaticano disse que o papa não foi ferido pela mulher, identificada como Susanna Maiolo. No momento do ataque, contudo, o pânico percorreu a basílica --que aplaudiu quando Bento 16, de 82 anos, se levantou novamente. Maiolo, revelou o Vaticano, já havia tentado atacar o papa há um ano.

A tentativa também ocorreu na Missa do Galo, mas em 2008. O porta-voz do Vaticano, reverendo Federico Lombardi, disse que Maiolo tem "problemas psiquiátricos". Ela foi detida pela polícia do Vaticano logo após o ataque, interrogada e transferida para um hospital psiquiátrico. Lombardi defendeu ainda a segurança do Vaticano, dizendo que os agentes estavam certos de que a mulher não tinha armas por já ter passado pela revista.

O cardeal francês Roger Etchegaray, 87, que também sofreu uma queda no incidente ao tentar impedir a mulher de chegar junto ao papa, fraturou o fêmur e terá de ser operado, afirmou Lombardi. Mensagem Na mensagem de Natal, o papa pediu acolhimento aos imigrantes. "Diante do êxodo daqueles que emigram de sua terra e por causa da fome, da intolerância ou da deterioração ambiental se veem forçados a marchar para longe, a Igreja é uma presença que pede o acolhimento".

Da sacada da basílica de São Pedro no Vaticano, Bento 16 anunciou a benção de Natal e foi aplaudido por milhares de fiéis e turistas. O papa também aproveitou a oportunidade para destacar o papel da Igreja na América Latina. "Em toda a América Latina, o "nós" da Igreja é fator de identidade, plenitude de verdade e caridade, que não pode ser substituído por nenhuma ideologia".

Nesta parte da benção, Bento 16 ressaltou Honduras e pediu que o país, em crise desde a destituição do presidente Manuel Zelaya, retome o caminho institucional. Bento 16 fez ainda um pedido de "respeito aos direitos inalienáveis de cada pessoa e a seu desenvolvimento integral, ao anúncio de justiça e irmandade, fonte de unidade". Na mensagem, o pontífice reconheceu que "a família humana está profundamente marcada pela grave crise econômica, mas antes de mais nada de caráter moral e pelas dolorosas feridas de guerras e conflitos".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES